Anti-inflamatórios lideram intoxicações por medicamentos

Em pleno Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado ontem, a seccional de Bauru do Conselho Regional de Farmácia (CRF) acredita que os anti-inflamatórios lideram os casos de intoxicações por remédios em todo o País. Ontem, a entidade realizou uma ação de conscientização no Bauru Shopping.

Segundo o delegado adjunto da seccional de Bauru do CRF, Luiz Fernando Masselli Turini, hoje em dia, os adultos tomam muitos remédios sem qualquer orientação, fato que provoca problemas cardíacos e renais, principalmente, devido ao uso abusivo de anti-inflamatórios.

“Depois que os antibióticos passaram a ser vendidos somente com prescrição médica, o pessoal caiu em cima dos anti-inflamatórios, porque ainda não tem conhecimento sobre a diferença entre ambos. Os antibióticos são utilizados para combater uma infecção, que, geralmente, vem acompanhada de pus, não para amenizar a inflamação”, explica.

Ainda de acordo com Turini, ninguém quer sentir dor e aproveita para se automedicar com anti-inflamatórios. “Além disso, as pessoas confiam muito nas informações da Internet. É p reciso verificar a fonte e só acreditar no que, de fato, é confiável”, argumenta.

ORIENTAÇÃO

A saída, portanto, está na orientação e esta é a função do farmacêutico. “Nós sentimos que as pessoas têm muitas dúvidas sobre a interação de medicamentos”, acrescenta.

Diante disso, a seccional de Bauru do CRF decidiu dar início a esta ação, que já existe há oito anos, cada data em um local diferente. “O objetivo do evento é orientar a população sobre os medicamentos e suas interações, além de verificar a pressão e a glicemia capilar, afinal, a prevenção é o melhor meio que existe”, f inaliza.

Fonte: Jornal da Cidade