Notícias
Home / Notícias
2ª edição da Jornada Acadêmica de Farmácia reúne quase 900 participantes em Teresina (PI)
Terminou nesta sexta-feira (05.09) a 2ª edição da Jornada Acadêmica de Farmácia (Jofar), que teve início na última terça-feira (02.05), em Teresina (PI). Estão envolvidos na organização do evento estudantes dos cursos de Farmácia da CET, AES-PI, Facid, FSA, Faesf-PI e UFPI. As atividades são direcionadas a acadêmicos e profissionais das áreas de saúde, especialmente Farmácia, Biomedicina e Química, e reuniram quase 900 pessoas em todas as instituições que têm cursos de Farmácia na capital piauiense.
O tema abordado este ano foi “Atenção Farmacêutica”, com foco na resolução nº 585/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). “Essa resolução regulamentou as atribuições clínicas dos farmacêuticos, entre as quais, a pre scrição farmacêutica, de que trata outra resolução de igual importância também aprovada pelo CFF em 2013, a resolução nº 586“, explica o secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e conselheiro federal pelo estado do Piauí, José Vílmore Silva Lopes Júnior, que acompanhou o evento.
No último dia de evento, participantes da Jornada se mobilizaram na avenida Frei Serafim. O presidente da Jofar, Rodrigo Lopes Gonçalves, destaca que a proposta é fortalecer o movimento estudantil. “Nós, enquanto acadêmicos, estamos tentando mostrar à sociedade em geral a importância da presença do profissional farmacêutico em todos os locais em que encontramos medicamentos”. Além disso, a intenção seria de “mostrar aos nossos governantes e aos grandes empresários do ramo farmacêutico que não estamos felizes com a desvalorização do profissional”. O lema da passeata foi: SOU FARMACÊUTICO TRABALHADOR, TEM QUE DAR VALOR.
Rodrigo Gonçalves evidencia que o evento tem contribuído para mostrar a união entre acadêmicos, instituições e profissionais, dando ênfase na valorização da classe e quebrando barreiras entre diferentes instituições de ensino e até mesmo entre os estudantes de Farmácia e profissionais. “Acredito que a Jofar veio para ficar, quebrando muitos paradigmas e que, cada vez mais, a visibilidade do profissional está se expandindo de forma positiva. Estamos realizados com a dimensão em que o evento obteve, principalmente pela vinda de palestrantes de várias partes do Brasil e os participantes dos outros estados que aqui estiveram presentes”, finalizou.
Fonte: Comunicação CFF