ONU alerta para aumento da obesidade na América Latina

 RIO - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) lançou um alerta sobre o aumento da obesidade na América Latina e Caribe, um problema que afeta 23% da população adulta da região. Se ainda forem contabilizadas as pessoas com sobrepeso, a porcentagem de latino-americanos e caribenhos com excesso de peso alcança 61%. Mudanças no estilo de vida, com transformações nos padrões alimentares são responsáveis por este panorama.

- A obesidade é grave porque se vincula a enfermidades cardiorrespiratórias ou diabetes - ressaltou Adoniram Sanches, porta-voz da FAO, ao jornal “El País”.

Segundo a FAO, são os países com a maior obesidade entre adultos: São Cristóvão e Nevis (41%), Belize (35 %), Bahamas (35 %), México (33 %), Barbados (33 %) e Venezuela (31 %). Brasil tem 20 %.

A FAO lembra que países como Chile, México e Cost a Rica impulsionaram nos últimos anos cam panhas e leis para limitar a publicidade de fast food dirigida a crianças e fomentaram a educação e a etiquetagem nutricional de alimentos. Brasil vem reduzindo o sódio e a gordura dos alimentos industrializados.

Fonte: O Globo