Basta olhar para um bolo de chocolate para que o cérebro reaja de forma diferente

 PISA - Para aquelas pessoas que se contraíam ao passar por uma loja de doces, pesquisadores italianos dão um alento: alguns de nós são mais ligados em bolo e em chocolate que os outros. Ao pon to de ativar o centro de prazer do cérebro só de olhar para a guloseima.

Pesquisadores do Instituto de Fisiologia Clínica em Pisa, na Itália, descobriram que o cérebro humano reage de forma muito diferente aos estímulos de comida, e que para alguns, os doces são mesmo irresistíveis por uma questão fisiológica. A pesquisadora Patricia Iozzo e equipe monitoraram as reações cerebrais quando o chocolate era colocado na boca dos pacientes e quando esses mesmos pacientes viam uma foto de um bolo de chocolate.

- Percebemos que em alguns pacientes a resposta era redu zida, parecia que eles tinham menos prazer e que a parte frontal do cérebro era menos capaz de controlar o que estava acontecendo. Já em outros nossa teoria foi validada e era preciso de mais estímulo para o mesmo tipo de atividade cerebral - explicou Patricia ao jornal “The Telegraph”.

Pesquisas anteriores já sugeriam que junk food pode ser tão viciante quanto heroína ou cigarro, com estudos mostrango hambúrgueres e fritas que programavam o cérebro para desejar cada vez mais açúcar e sal.

No início deste ano as autoridades de saúde holandesas afirmaram que refrigerantes deveriam levar advertências no estilo das usadas para tabaco porque o açúcar que eles contêm é tão prejudicial quanto. Paul van der Velpen, o chefe do serviço de saúde de Amesterdã vem pedindo que o açúcar seja bem regulado, alegando que a substãncia interfere no apetite, criando um desejo insaciável de continuar a comer.

Iozzo, no entanto, acredita que não há nada em alimentos que por si só criem um comportamento viciante.

- Uma comparação com substâncias que causam dependência não pode ser feito em nosso caso, estritamente falando, não podemos falar de um vício típico.

Fonte: O Globo