Correr em excesso pode diminuir expectativa de vida

 Correr mais de duas horas e meia por semana, num ritmo moderado, é o que aconselham investigadores de um instituto norte-americano. Correr bastante mais do que isto pode encurtar o tempo de vida, avança o Diário Digital.


A descoberta de que a prática de corrida em excesso foi feita por investigado res do Instituto de Pesquisa Cardiovascular da Rede de Saúde Lehigh Valley, na Pensilvânia (EUA).

 

De acordo com as conclusões dos cientistas, quem corre muito tem a mesma expectativa de vida das pessoas que são completamente sedentárias.

 

Mais de 3800 corredores foram estudados, entre homens e mulheres com idade média de 46 anos. Quase 70% dos participantes disseram que corriam pelo menos 32 km por semana.

 

Os investigadores consideraram medicações usadas pelos envolvidos e fatores como a pressão arterial, nível de colesterol ou consumo de tabaco. Mesmo assim, nenhum desses fatores serviu para explicar o motivo pelo qual as pessoas que corriam tinham menos expectativa de vida.

 

James O´Keefe, um dos participantes no estudo, afirma que o desgaste causado pela corrida pode ser a causa evidente do problema, daí a recomendação:
duas horas e meia de corrida por semana, a um ritmo moderado.

Fonte: RCM Pharma