Dez porções de frutas e vegetais por dia, e não cinco, são o segredo de uma dieta saudável

 LONDRES - Já era difícil cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma dieta saudável: cinco porções de frutas e vegetais por dia. Uma nova pesquisa, da University College em Londres (UCL), dobrou esse número, e sugere que comer entre sete e dez porções diariamente reduz em 42% o risco de morte prematura por qualquer causa.

A pesquisa, que envolveu um estudo de 12 anos e foi publicada no “Journal of Epidemiology and Community Health”, também indicou que os vegetais são quatro vezes mais saudáveis do que as fru tas. Cada porção de vegetais reduzia o risco de morte em 16%, em comparação com 4% das frutas.

- A mensagem clara aqui é que quanto mais frutas e vegetais você come, menor é a probabilidade de você morrer em qualquer idade. Meu conselho seria, independente do quanto você esteja comendo agora, coma mais - disse Oyinlola Oyebode, principal autor do estudo do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UCL, ao “Telegraph”.

O costume de comer frutas congeladas e enlatadas, que não é comum no Brasil, pode ser prejudicial para a saúde. Segundo os cientistas, o consumo delas aumentou em 17% o risco de morte. Já os sucos não t iveram nenhum benefício significativo.

A recomendação de comer cinco porções de vegetais e frutas por dia foi emitida pela OMS em 1990. A diretriz apontava que o consumo de 400 gramas diariamente reduzia o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e obesidade. Mesmo assim, os pesquisadores concluíram que apenas 30% das pessoas acompanhadas no estudo seguiam a recomendação.

Austrália sai na frente

A pesquisa examinou os hábitos alimentares de 65 mil pessoas na Inglaterra entre 2001 e 2013. Eles des cobriram que o risco de morte por qualquer causa era proporcionalmente inverso ao consumo de frutas e vegetais.

O risco caiu 14% com o consumo de uma a três porções por dia; 29% de três a cinco; 36% de cinco a sete; e 42% de sete a dez.

Os que estavam no grupo de maior consumo também foram 25% menos propensos a morrer de câncer e 31% a morrer de doença cardíaca.

Os autores disseram que as descobertas deram apoio ao conselho do governo australiano, de duas mais cinco porções” por dia, que se refere ao incentivo para que as pessoas comam duas porções de frutas e cinco de vegetais diariamente.

Fonte: O Globo