Tem gente que monitora o coração via satélite

 Novo equipamento possibilita ao médico acompanhar informações do paciente via fax, SMS e e-mail

Novo equipamento possibilita ao médico acompanhar informações do paciente via fax, SMS e e-mail POR: Abrahão Hackme abrahaoh@bomdiariopreto.com.br Agora seu coração pode ser monitorado através um satélite. 

O dispositivo é capaz de registrar e enviar todas as informações do paciente para o médico, em tempo real via fax, SMS e e-mail. O marcapasso mais avançado do mundo, foi desenvolvido na Alemanha e implantado recentemente em um idoso no interior de São Paulo. Os médicos que fizeram o implante do marcapasso foram os cardiologist a Rafael Lois Greco e Achilles Abelaira Filho. A cirurgia foi realizada no Hospital Beneficência Portuguesa, em Rio Preto. Esse implante é inédito na região noroeste paulista, mas é um tipo de procedimento ainda não autorizado pela ANS – Agência Nacional de Saúde. Porém, em alguns casos, em que se justifica a necessidade do paciente, alguns convênios têm autorizado. 

Um equipamento como este pode custar até R$ 100 mil. Dispositivo / Para acompanhar cada passo do paciente, o marcapasso possui um pequeno transmissor sem fio. O dispositivo, denominado CardioMessenger, instalado na casa do paciente, recebe os sinais do gerador e transmite para um centro de serviço “Biotronik”, em Berlim na Alemanha, que filtra e disponibiliza as informações ao médico. 

Em caso de alterações no ritmo cardíaco ou do implante, o médico recebe imediatamente via e-mail, fax ou SMS, todas as mudanças naquele mome nto. O paciente que recebeu esse implante no interior paulista é o aposentado Eurípedes Denizard Ferreira, de 73 anos, portador de uma insuficiência cardíaca grave. Ele já teve seis infartos e colocou 18 stents. Quem pode receber o marcapasso Essa tecnologia pode ser utilizada em pacientes que possuem o coração que bate em ritmo lento e aqueles que tem o coração com aceleração. 

O cardiologista Rafael Lois Greco, especialista em marcapasso, é o médico responsável pela cirurgia inédita na região. Ele explica que o novo equipamento marca uma era inovadora em tecnologia de dispositivos cardíacos implantáveis. 

A consulta ao sistema é feita on line. As informações do coração do paciente são enviadas o cardiologista responsável pelo tratamento. O aparelho pode ser programado em horário pré-estabelecido para receber o relatório do paciente.] No Brasil, 400 pacientes são monitorados pelo aparelho Segundo o card iologista Rafael Lois Greco, no país, esse equipamento já salvou tantas vidas, que em outros estados 400 pacientes já fazem o tratamento com o uso do aparelho. 

“O marcapasso é implantado e serve para auxiliar o paciente. Ele é programado para melhorar a função cardíaca.” afirma o médico. Ele ainda explica quem poderá utilizar e sse equipamento, “O equipamento é indicado para pacientes portadores de doenças no músculo cardíaco, que no Brasil são aqueles com “doença de Chagas” ou aqueles que tiveram infarto do miocárdio no passado. 

O doente vai ter proteção contra arritmias cardíacas, sejam lentas ou rápidas. Ambas são responsáveis por morte súbita. Além disso, o paciente recebe uma estimulação cardíaca especial na tentativa de melhorar sua função cardíaca, frequentemente deteriorada nesse tipo de paciente.” Para um bom tratamento, é preciso ter avaliação do médico ante s de efetuar a cirurgia para implantação do marcapasso. 

Hoje no Brasil, em torno de 30 a 40% sofrem com a mortalidade global provocada pelas doenças cardiovasculares. Entrevista com Eurípedes Denizard Ferreira_Aposentado, Paciente fala com alegria sobre o implante BD_Com esse marcapasso, a vida do senhor melhorou bastante, está com a vida como era antes? PACIENTE_ Muito. 

Este marcapasso me devolveu a vida. Hoje eu sou uma outra pessoa. Tenho a esperança de conviver com minha família tranquilamente, e por muito mais tempo. Antes eu não tinha chances, tinha muitas restrições, muito cansaço. 

Não podia fazer nada. Agora posso caminhar, comer bem, e estar em paz. BD_O que achou dessa cirurgia? PACIENTE_ Achei ótima. Espero que outras pessoas tenham a mesma chance que eu tive. Agradeço ao meu médico essa nova etapa na minha vida. Sem ele, eu não saberia o que fazer. Eu vivi de novo, e agradeço essa oportunidade, que muitos não puderam ter.

Fonte: Diário de S.Paulo