Notícias
Home / Notícias
Novartis lança campanha ‘DPOC: Agarrar a Vida’
A Novartis acaba de lançar a campanha “DPOC: Agarrar a Vida”, que pretende promover a interacção e partilha de experiências entre pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), para que estas possam inspirar-se mutuamente a superar os desafios diários e ajudá-las a ter um melhor diálogo com os seus médicos.
A página de Facebook da campanha ‘DPOC: Agarrar a Vida’, disponível em - https://www.facebook.com/DPOCAgarrarAVida - foi criada com o objetivo de gerar um espaço interativo onde as pessoas com DPOC se podem apoiar mutuamente, evitando o isolamento social e disponibilizando um espaço onde se sintam parte de uma comunidade e onde possam partilhar as suas experiências.
A campanha tem ainda um website com informação sobre a doença, disponível em http://www.dpocagarraravida.pt/ - e que disponibiliza ainda um Guia para ajudar as pessoas com DPOC no diálogo com os seus médicos para que consigam gerir eficazmente a sua condição e procurar o apoio necessário.
Para os quase 800 mil portugueses com DPOC, o dia-a-dia pode ser muito complicado. Deslocar-se para o trabalho, subir escadas ou apenas vestir-se de manhã podem representar desafios consideráveis para uma pessoa com DPOC. Os sintomas da DPOC (como a falta de ar e esforço) podem conduzir ao medo e ao pânico para muitas pessoas, o que faz com que muitas evitem ou desistam mesmo de algumas atividades. 53% das pessoas com DPOC dizem reduzir significativamente as suas atividades físicas para evitar dificuldades respiratórias.
A prevenção e a redução das atividades pode ajudar a controlar os sintomas a curto prazo, porém existem consequências a longo prazo. As pessoas com DPOC podem entrar num ciclo vicioso, no qual a diminuição dos níveis de atividade pode conduzir a um aumento dos sintomas, ao ponto de ser difícil sair de casa e resultando consequentemente num isolamento social.
O sedentarismo também conduz a um risco maior de internamentos hospitalares e a um aumento do risco de morte. O aumento dos níveis de atividade física pode permitir que as pessoas com DPOC tenham uma vida mais saudável e agradável, permanecendo ativos por mais tempo. Este ponto de vista também é apoiado pelo grupo de especialistas da Iniciativa Global para a Doença Obstrutiva Pulmonar (GOLD), que recomendam que todas as pessoas com DPOC façam exercício diariamente.
Fonte: Site RCM Pharma