Meias podem evitar problemas de respiração no sono

Cientistas afirmam que usar meias de compressão nas pernas durante o dia pode ser uma maneira eficaz, além de barata, para ajudar pessoas que sofrem com um distúrbio do sono comum: a apneia, doença que causa pausas na respiração enquanto se dorme.

 

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, pesquisadores da Universidade de Brescia, na Itália, descobriram que usar esse tipo de meia durante o dia reduziu os sintomas do distúrbio do sono. Cerca de 4% dos homens e 2% das mulheres no Reino Unido têm a doença.

Existem poucos tratamentos eficazes disponíveis para a doença, que é particularmente prevalente entre as pessoas com sobrepeso e com mais de 65 anos.

Muitos pacientes se recusam a usar máquinas de vias aéreas disponíveis ou máscaras durante a noite, como é recomendado pelos médicos.

A líder do estudo, Stefânia Redolfi, diz que pacientes com insuficiência venosa crônica que usam as meias de compressão reduzem a acumulação de líquidos durante o dia nas pernas, que por sua vez, reduz a quantidade de líquido que flui para o pescoço à noite.

Em pessoas ativas, o acúmulo de líquido nas pernas é contrabalançado por contrações musculares da perna que espremem as veias.

No entanto, ficar muito tempo sentado pode evitar esse processo, e o líquido acumulado “muda de lugar” durante a noite.

Para investigar se as meias de compressão podem aliviar este problema, os pesquisadores recrutaram pacientes da clínica de insuficiência venosa crônica em um hospital de Paris.

Foram selecionados 12 pacientes que foram designados a vestir as meias por uma semana. Alterações durante a noite no volume do fluído da perna e a circunferência do pescoço foram medidos no início e término da semana.

A equipe constatou que os indivíduos que usaram as meias tiveram redução de 62% no volume do líquido da perna durante a noite. Os pacientes também tiveram uma redução de 60% no aumento da circunferência do pescoço.

Fonte: R7