Notícias
Home / Notícias
Genômica nutricional é ferramenta para descobrir melhores nutrientes e estilo de vida
Muitas pessoas, principalmente com histórico de doenças na família e hábitos de vida não saudáveis, se preocupam com a chance de adquirir doenças no futuro. Com o avanço da ciência, por meio da nutrigenômica, ou genômica nutricional, já é p ossível saber que os nutrientes e estilo de vida afetam diretamente os genes.
O conhecimento das interações entre os genes e os nutrientes possibilita desenvolver estratégias de nutrição individualizadas para a saúde, bem estar e prevenção de doenças. “Um bom exemplo é o brócolis, conhecido por ser um alimento rico em nutrientes importantes. O brócolis possui uma molécula específica, o sulforafano, capaz de inibir a expressão de genes ligados ao processo de desenvolvimento do câncer”, comenta o médico endocrinologista e nutrólogo Mohamad Barakat.
Alguns nutrientes, por meio dos chamados mecanismos epigenéticos, são capazes de “ligar” e de “desligar” diversos genes relacionados a doenças e aos processos de envelhecimento. Outro caso é o dos Í cidos g raxos polinsaturados como o ômega 3, esse macronutriente é responsável por ativar genes que protegem contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
“Já os alimentos processados podem conter diversos aditivos e substâncias químicas que estimulam a ativação de genes relacionados a muitas doenças crônicas”, completa Barakat.
Fonte: Revista Fator Brasil