Anvisa libera registro de mais um remédio contra Hepatite C

 O registro do sofosbuvir, que é um dos medicamentos utilizados no combate à hepatite C crônica, foi concedido pela Anvisa nesta segunda-feira. O comprimido ficou sob a avaliação do Ministério da Saúde por mais de cinco meses até ser liberado. Com a medida, o remédio pode ser vendido em todo o país. A promessa do ministério é distribuir as capsulas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim deste ano.

Segundo a Anvisa, a droga compõe uma opção terapêutica que pode reduzir o tempo de tratamento de um ano para cerca de três meses. Outro aspecto positivo é o fato de ser de uso oral.

Desde janeiro, outros medicamentos utilizados no tratamento da hepatite já foram aprovadas pela agência. Anvisa acredita que a combinação do sofosbuvir com o daclatasvir e do simeprevir aumente as chances de cura dos infectados para 90%.

O Ministério afirma que, no Brasil, 1,7 milhões de pessoas tenham desenvolvido a forma crônica da doença. No entanto, a pasta estima que, nos próximos dois anos, 60 mil devem ter acesso ao tratamento com os novos remédios pelo SUS. Em todo o mundo, 185 milhões de pessoas têm a doença o que corresponde a 3% da população.

A hepatite C é transmitida pelo contato com o sangue infectado com o vírus. As formas mais comuns são por transfusão de sangue, uso de drogas injetáveis, contaminação de lâminas e alicates e em relações sexuais.

Fonte: Portal O Globo