Tirar um cochilo pela manhã pode ser fator de risco para a saúde

  Estudos epidemiológicos atuais têm relatado resultados conflitantes sobre a relação entre sono diurno e risco de mortalidade. Um recente estudo publicado na revista American Journal of Epidemiology  avaliou a associação entre sono diurno e todas as causas ou causas específicas de mortalidade, em um grupo britânica.

Entre os 16.374 homens e mulheres que responderam perguntas sobre hábitos de cochilar pela manhã entre 1998 e 2000, um total de 3.251 morreram durante os 13 anos de seguimento.

Apósanális estatística, verificou-se que cochilar pela manhã está associado com um risco aumentado de mortalidade por todas as causas, indepe ndente da idade, sexo, classe social, escolaridade, estado civil, situação de e mprego, índice de massa corporal, nível de atividade física, tabagismo, ingestão de álcool, depressão, auto-avaliação da saúde geral, uso de medicamentos hipnóticos ou outros medicamentos, o tempo gasto na cama à noite, e na presença de doenças preexistentes de saúde. Esta associação foi mais pronunciada para morte por doenças respiratórias e em indivíduos com 65 anos de idade ou mais jovens.

Assim, segundo o estudo, cochilar pela manhã excessivamente pode ser um marcador útil de risco para a saúde subjacente, particularmente de problemas respiratórios, especialmente entre aqueles de 65 anos de idade ou mais jovens.

Mais pesquisas são necessárias para esclarecer a natureza da associação observada.

Fonte: Am. J. Epidemiol. (2014) 179 (9): 1115-1124.

 

Portal Terra