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Qualidade de vida movimenta mercado de US$ 13 bilhões
O envelhecimento da população, a busca por novas formas de prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida fizeram com que o mercado de nutracêuticos no Brasil faturasse no ano passado US$ 13 bilhões, com previsão de chegar a US$ 20 bilhões até 2014.
No mundo, esse é um setor que movimenta cerca de US$ 154 bilhões, segundo pesquisas do Euromonitor. Os nutracêuticos são alimentos ou medicamentos que prometem benefícios à saúde e bemestar dos consumidores. Não por acaso, cada vez mais grandes empresas investem nosetor.
A Danone é uma delas. Depois dos já conhecidos i ogurtes da marca, sua divisão de Nutrição Especializada é a segunda maior em importância. Eric Salviano, gerente de Marketing da Danone Medical Nutritionno Brasil,diz que este é um mercado que, na empresa, movimenta emtodoomundo ¤ 1,2 bilhão. Fora do país, a marca para produtos de atendimento à população acima de 60 anos se chama Nutricia.
“É um mercado que vem crescendo a taxas de 10% lá fora e, aqui no Brasil, registra de 20% a 30% de aceleração. Hoje, o Brasil é o 4º maior país para a divisão, sendo foco de investimentos e crescimento. Isso porque a população brasileira está envelhecendo e o contingente de idosos vai dobrar nos próximos anos. Por conta disso, temos um público interessado em nutrição e melhoria da qualidade de vida. É o que chamamos de envelhecimento ativo, com mais liberdade para uma vida saudável”, explica Salviano.
No portfólio, produtos parenteraise denutrição oral.Umdosmais recentes é o Souvenaid, que ajuda a reconstituir a membrana n eural e recupera as conex ões do cérebro em pacientes em estágio inicial do Alzheimer. Foram investidos R$ 5 milhões no lançamento.
Ainda segundo ele, está nos planos da empresa expandir a produção para itens voltados à prevenção e qualidade de vida.
“Estamos trabalhando nesse portfólio e desenvolvendo a futura produção local. Há dois meses, compramos a brasileira Nutrimed, em Fortaleza CE.
A marca já atua na área de terapia nutricional e, com aquisição, vamos abrir novos espaços no mercado”, acrescenta Salviano.
Outra empresa que olha atentamente o mercado é a SmartLife, que, como explica um dos sócios da empresa, o suíço Lukas Fischer, fabrica uma linha de produtos para pessoas que buscam um estilo de vida equilibrado. São cápsulas e bebidas nutricionais para praticantes de esportes, pessoas em dieta ou que necessitam acompanhamento nutricional. No ano passado, a empresa faturou R$ 8 milhões e prevê 60% de crescimento 60% para esse ano.
“Esperamos vender em 2013 mais de 20 milhões de cápsulas das linhas Energy, Detox, Ladyslim e Termogênico”, diz Fischer.
A L’Oréal, por sua vez, aposta em produtos que prometem retardar os efeitos do tempo. E dentro do mercado de nutracêuticos, atua com a marca Innéov. Por aqui, a empresa fez uma parceria coma fabricante de alimentos Nestlé e atua com as linhas Solar, Nutri-Care, Fermeté e Sensi Cap. Délio de Oliveira,diretorGeraldaDivisãoCosmética Ativa da L’Oréal, afirma queo Brasiléo paísnúmero umpara o Innéov”. Em 2014 a empresa vai apresentar uma nova identidade visual para os produtos, a partir de pesquisas com consumidores.
Fonte: Brasil Econômico
Autor: Erica Ribeiro