Novo dispositivo facilita visualização de veias em procedimentos médicos

 Equipamento é indicado para exames feitos em idosos, crianças, pacientes em tratamento quimioterápico, obesos e pacientes que têm medo do método tradicional de coleta de sangue.

O Sérgio Franco Medicina Diagnóstica coloca à disposição, no Rio de Janeiro, o AccuVein (AV300), um equipamento revolucionário criado para facilitar a visualização das veias em procedimentos médicos. Trata-se de um aparelho que, além de visualizar as veias, facilita a coleta de sangue, sobretudo em idosos, crianças, pacientes em tratamento quimioterápico, obesos que possuem veias profundas, afrodescendentes, cujas veias são difíceis de ser localizada s, e pacientes que não se adaptaram ao método tradicional de coleta de sangue.

O dispositivo possui características que destacam o fácil manuseio, a segurança e a efetividade na iluminação. Com o AccuVein é possível localizar a veia abaixo da pele, pois o aparelho emite dois feixes de laser, vermelho e infravermelho. O laser vermelho é visível a olho nu, o contrário do feixe infravermelho. A visualização das veias ocorre por causa da absorção do laser infravermelho pela hemoglobina (componente do sangue), o que torna possível ver veias em até 7 mm de profundidade, aumentando, assim, a eficácia dos procedimentos que requerem acesso venoso e garantindo mais segurança durante a coleta de sangue e infusões.

O equipamento é portátil, não precisa ser esterilizado, pois não tem contato com o paciente, é totalmente indolor, sem contraindicações e sem efeitos colaterais, e é resistente, proje tado para suportar o desgaste do uso diário e indicado para a coleta domiciliar. Funciona a bateria recarregável, em ambientes claros ou com pouca luz.

“Agora, com o AccuVein, o paciente tem mais conforto e tranquilidade no exame de sangue”, afirma a Dra. Mônica Freire, diretora médica do Sérgio Franco. A médica lembra que muitos pacientes sofrem de ansiedade antes de realizar um exame, principalmente se o procedimento for relativo a biópsias ou se houver alguma possibilidade de desconforto. “Por isso, quanto mais pudermos contribuir para minimizar essa situação, maior será o benefício para quem se submete ao exame”, diz a Dra. Mônica.

A preocupação com o relaxamento do paciente é um a tendência na hora de fabricar produtos healthcare: “Nós, do Sérgio Fran co, queremos tornar o momento da realização de exames uma experiência diferenciada e sem dor, já que o cliente está obviamente mais frágil”, conclui a médica.
A indicação para o uso do AccuVein é feita com base no perfil do paciente, no entanto, o Sérgio Franco atenderá também aqueles pacientes que queiram utilizar o aparelho e que não estejam no grupo a que ele se destina, de acordo com a disponibilidade do equipamento.

 

Fonte: Revista Fator Brasil