Associação Parkinson dá orientação à população da cidade

 A Associação Campinas Parkinson (ACP) foi criada em 2007 e declarada de utilidade públic a municipal, com o objetivo de divulgar a doença de Parkinson, utilizando todos os meios de comunicação e acolher os envolvidos com essa enfermidade. A entidade, no seu site www.campinasparkinson. org.br propõe a soma de esforços e a união de talentos para gerar transformações no cotidiano das pessoas portadoras da doença. 

O presidente da Associação Campinas Parkinson, Omar Abel Rodrigues, que também é portador da doença, afirma que a entidade tem como meta ajudar na compreensão da enfermidade, nas formas de tratamento e os recursos existentes na atualidade para a melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença e também de seus familiares, que vivenciam o estresse que acompanha a doença. “A nossa ideia é acolher, apoiar e informar e orientar através de eventos, festas, passeios sobre os direitos dos portadores de Parkinson“, diz. 

Sempre no terceiro sábado de cada mês, às 14h30, a ACP promove uma reunião com os seus associados, que estão atualmente em torno de 50 pessoas. Essas reuniões acontecem no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Soc orro, que fica na Ru a Maestro Jaime Lopes Diniz, 235, no Jardim Nova Europa, em Campinas. O presidente da ACP, Omar Abel Rodrigues disse que a meta da entidade é a aquisição de uma sede própria para que possa acolher seus associados e realizar palestras e outros eventos relacionados ao tema. “Essa doença é progressiva. Não tem cura e exige acompanhamento 24 horas por dia. O incentivo ao trabalho manual realizado pela ACP através da oficina de artesanato é muito importante para o portador da doença, porque ele propicia os movimentos dos dedos e braços. O Parkinson trava os movimentos, atinge todo o sistema muscular, ocasionando o enrijecimento da musculatura e o aparecimento de tremores, dificuldade para falar e falta de equilíbrio“, diz. 

No último sábado, o diretor-proprietário da Fórmula & Cia, Marcos Ebert, recebeu o presidente da ACP para a palestra “Aprendendo a Envelhecer“ para seus colaboradores. Omar Rodrigues falou sobre a manifestação da doen ça, como os familiares podem identificá-la e ajudar na melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos, direta ou indiretamente. 

Fonte: DCI