Análise indica que suplementos de vitamina D não ajudam a prevenir osteoporose

 Numa extens a análise de estudos, investigadores quase não encontraram evidências de que a ingestão de suplementos de vitamina D tenha qualquer efeito na prevenção da osteoporose em pessoas de meia-idade, avança o Diário Digital.


Publicada na revista especializada The Lancet, a análise incluiu 23 experiências, que avaliaram os efeitos da vitamina D sobre a densidade óssea de quatro regiões – coluna, colo, costelas e antebraços – e envolveu 4 mil participantes, de um modo geral saudáveis e com idade média de 59 anos.

 As dosagens diárias utilizadas foram de 500 a 800 ou mais unidades da vitamina e os horários de administração também foram variados. Em alguns estudos, os participantes também receberam cálcio.

 A análise não descobriu um aumento significativo da densidade óssea – nos dados reunidos ou em estudos individuais – e, de um modo geral, o número de resultados positivos não superou os casos previstos para ocorrerem ao acaso.

 O grande número de participantes e a diversidade de formas de administração são pontos fortes consideráveis das conclusões obtidas nessa análise.

 Os autores escreveram que a opinião geral de que a vitamina D promove a mineralização óssea provavelmente é incorrecta.

 “Não estamos a falar de pessoas que tenham re almente deficiência em vitamina D“, afirmou Ian R. Reid, principal autor do estudo e professor de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. “No entanto , a vitamina D não contribui positivamente com as pessoas saudáveis que focam a prevenção da osteoporose“.

Fonte: RCM Pharma