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Abbott prioriza mercado de consumo
Após a conclusão de um longo processo de cisão, a unidade brasileira da Abbott deve ganhar mais atenção da matriz e vai focar suas estratégias no mercado de consumo no país. Ontem, o grupo anunciou que completou a separação do negócio de produtos farmacêuticos baseados em inovação no Brasil. Agora, a Abbott passa a focar em produtos médicos diversificados, abrigando um portfólio que inclui similares de marca, dispositivos médicos, diagnósticos e produtos nutricionais. A nova empresa que nasce da cisão, chamada AbbVie, por sua vez, se torna uma companhia biofarmacêutica, focada em produ tos patenteados.
Globalmente, a cisão começou a acontecer no início do ano passado. Por questões jurídicas, no entanto, em alguns países o processo levou mais tempo para ser concluído. Segundo o gerente geral da Abbott no Brasil, Juan Carlos Gaona, agora o plano da empresa é se tornar mais conhecido do consumidor, investindo, para isso, no reforço da marca da empresa no país. “Ao completar o processo de separação, muita coisa muda. Hoje, metade das nossas vendas no país depende da decisão do paciente“, afirmou o executivo.
Outra consequência do processo de cisão é a força que os países emergentes ganham na estratégia global da companhia. Hoje, mais de 40% das vendas da Abbott vêm dos mercados em crescimento, sendo que antes da separação estes países tinham menor peso, com uma participação que não passava de 30%. Segundo Gaona, os investimentos da matriz na unidade brasileira estarão voltados para o reforço da presença da empresa nas farmácias, em lançamentos de p rodutos e no reforço d a marca. Somente no primeiro trimestre, a Abbott espera lançar quatro novos medicamentos similares. Para crescer, a estratégia envolve ainda a expansão geográfica da empresa, com foco nas regiões Norte, Nordeste e o interior dos estados do sul e sudeste. As aquisições de produtos e empresas não está descartada. “Agora, fica mais fácil a tomada de decisão“, enfatiza Gaona.
Fonte: Valor Econômico
Por Vanessa Dezem | De São Paulo