Queda de hormônio feminino não é culpada por variações de humor

 

STANFORD (EUA) - Parece que o estrogênio não é o culpado pelas mudanças de humor de mulheres após a menopausa. Um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford mostrou que a redução dos níveis deste hormônio não têm relação com a habilidade cognitiva e o humor. Ele encontrou, entretanto, uma possível relação entre os níveis de outro hormônio - a progesterona - para mulheres jovens que estão neste período.

O trabalho publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas) ajuda a esclarecer o papel dos hormônios em distúrbios cerebrais relacionados com a idade.

O estrogênio, o principal hormônio feminino, tem um papel fundamental no ciclo reprodutivo e na saúde em geral. Depois da menopausa, o esgotamento dos folículos ovarianos leva à redução permanente dos níveis de estradiol (estrogênio predominante antes da menopausa), estrona (estrogênio predominante depois) e progesterona, outro hormônio envolvido no ciclo menstrual. Vários estudos já examinaram a associação entre a concentração de hormônios e a cognição, mas os resultados eram inconsistentes.

Para o estudo, a equipe analisou informações de 643 mulheres saudáveis. Nenhuma delas passava pela terapia hormonal. Elas tinham idades entre 41 e 84 anos e foram divididas em duas categorias: aquelas que tinham entrado na menopausa há menos de seis ou há mais de dez anos.

Os pesquisadores deram às mulheres uma série de testes neur opsicológicos para avaliar sua memória e cognição. Em seguida, fizeram avaliação para a depressão e mediram seus níveis de estradiol, estrona, progesterona e testosterona. Os maiores níveis de estradiol estavam associados à boa performance da memória em mulheres que tinham entrado na menopausa mais recentemente, mas não nas mais velhas.

- A descoberta não necessariamente significa que o estrogênio é irrelevante para a cognição, já que não temos forma de medir o estrogênio e seus efeitos no cérebro - disse o autor Victor Henderson, professor de Stanford.

Mas ele acrescenta que o aumento dos níveis d e sangue de estradiol ou estrona - mesmo em mulheres jovens pós menopausa não tem um efeito substancial sobre as habilidades cogni tivas. Outros níveis de hormônio não estavam relacionados a memória verbal, função executiva, cognição em geral ou humor, disseram os pesquisadores. Com uma exceção: maiores níveis de progesterona em mulheres jovens após a menopausa estavam associados a melhor memória, cognição e humor.

 Fonte: O Globo