Notícias
Home / Notícias
Emagrecer está na cabeça!
Neurologista explica que o segredo está em controlar as emoções e o impulso de comer
Aliar exercícios físicos regulares a uma alimentação saudável e balanceada são as premissas para manter o corpo e a saúde em dia, isso é fato. Mas se quem comanda esses hábitos é o cérebro, como agir? Para o neuropsiquiatra, Dr. Sidney Chioro, esse equilíbrio entre alimentação e atividade física é essencial, mas revela que para mantê-lo é preciso reeducar o cérebro, ou seja, controlar as emoções e o impulso de comer.
“Temos que solucionar o foco do problema que está na forma de pensar. Não adianta apenas seguir uma rotina de academia e nem uma dieta saudável. Mais cedo ou mais tarde as pessoas abandonam. É preciso pensar magro”, revela Chioro.
O especialista, pioneiro no Brasil a implantar essa técnica, explica que o grande problema é a compulsão alimentar, um fator psicológico que controla e induz o cérebro a comer cada vez mais, trocando a fome real pelo impulso. Chioro acrescenta que é possível comer de tudo e ainda ser magro. O segredo é controlar o momento em que se ingere a comida. “Não se pode ter medo da comida, é possível comer de tudo e ser magro. Quando se aprende a lidar com isso, emagrecer e permanecer magro deixa de ser uma tortura e passa a ser algo natural”, explica.
A técnica, fundamentada e trazida da França por Chioro há quase 40 anos, é composta por duas etapas. A primeira é constituída da identificação e desmontagem do que engorda, desenvolvendo a capacidade de identificar e enfraquecer o impulso de comer, melhorando assim, a eliminação de resíduos ruins dos rins e intestinos. Já na segunda fase, o paciente recebe atendimento de apoio, onde todas as suas dúvidas e dificuldades são trabalhadas com um profissional especializado.
“Se não houver controle sobre o impulso de comer certamente a ingestão de alimento ocorrerá em maior quantidade, respeitar o tempo do cérebro na assimilação da mensagem de saciedade é o primeiro passo para identificar e diferenciar a fome do impulso de comer”, finaliza Sidney.
O tratamento não tem uma data limite, varia de acordo com cada paciente. A primeira palestra é gratuita e acontece diariamente com 1 hora de duração. Casos de sucesso são apresentados, como pacientes que já emagreceram até 40kg e permanecem magros desde a finalização do tratamento.
Fonte: Maxpress