Notícias
Home / Notícias
GlaxoSmithKline reúne grandes nomes da Oncologia em São Paulo
Nomes de peso da Oncologia estarão reunidos no dia 28 de abril (quinta-feira), em São Paulo, para o lançamento de uma nova opção de tratamento para o carcinoma das células renais, ou câncer renal avançado. A Anvisa aprovou recentemente a comercialização do Votrient® (pazopanibe) no país e o evento discutirá questões importantes envolvendo o diagnóstico e o tratamento desta doença.
Oncologistas renomados do Brasil e do exterior falarão sobre a importância da aprovação de medicamentos orais para o tratamento do câncer e sobre os avanços da medicina neste setor. Entre os grandes especialistas internacionais que estarão neste encontro está o Dr. Antônio Carlos Buzaid, chefe do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José, ligado à Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e o Dr. Carlos Barrios, diretor do Centro de Pesquisa em Oncologia do Hospital São Lucas da PUC (RS) e diretor do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Haverá também especialistas internacionais, como o oncologista alemão Dr. Axel Bex, diretor do EORTC-GU, grupo especializado em câncer renal metastático, e o britânico Dr. Tom Powles, professor do Hospital St Bartholomew’s e da University College London, na Inglaterra, onde o medicamento também foi aprovado.
O pazopanibe é um medicamento oral que segue a atual tendência dos tratamentos para câncer, que tem ganhado destaque pela conveniência oferecida aos pacientes e à equipe médica. A eficácia aliada ao custo-benefício para o paciente foi item determinante para a aprovação do Votrient (pazopanibe) pela Anvisa, que teve acesso ao estudo clínico em fase III que mostra a eficácia e a segurança do medicamento comparado ao placebo em pacientes com CCR (câncer de células renais). Ele reduz a progressão de um tumor ou morte em 54% se comparado ao placebo.
Quanto à sobrevida do paciente, a superioridade de dados do pazopanibe em relação ao placebo é de 9,2 contra 4,2 meses. O CCR é o mais comum dos tipos de câncer de rim — nove entre dez casos identificados — e é altamente resistente à quimioterapia. Segundo dados da American Society of Clinical Oncology, ao longo de 2009, a estimativa foi de cerca de 57.700 novos diagnósticos de câncer de rim e 13 mil mortes em função da doença nos EUA. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) contabilizou, entre 2000 e 2007 um aumento de 42% na incidência de câncer renal entre os homens, no país. A região Sul e Sudeste do Brasil apresentam os maiores índices.
Fonte: Fator Brasil