Notícias
Home / Notícias
Aprovados medicamentos inéditos para tratamento da asma e depressão
Carlos Nascimento (com informações da Anvisa)
Departamento de Comunicação CRF-SP
Aprovados medicamentos para asma e depressãoSão Paulo, 24 de agosto de 2017.
A A gência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou dois novos medicamentos, um para tratamento da asma, indicado quando a doença atinge estado grave em adultos, e outro para a depressão, para o transtorno depressivo maior (TDM) em adultos.
O medicamento Nucala® (mepolizumabe), inédito no Brasil, é indicado como tratamento complementar de manutenção da asma eosinofílica grave em pacientes adultos e foi aprovado pela Anvisa na segunda-feira (21). Esse tipo de doença acontece em pessoas que têm um tipo de glóbulo branco, chamado eosinófilos, no sangue e nos pulmões.
O medicamento bloqueia uma proteína chamada interleucina-5. Ao bloquear a ação dessa proteína, limita a produção de mais eosinófil os pela medula óssea e diminui o número de eosinófilos na corrente sanguínea e nos pulmões.
Já o VIIBRYD® (cloridrato de vilazodona) é um novo tratamento para a depressão que deve chegar ao mercado nos próximos meses. O medicamento estará disponível na forma de comprimidos, nas concentrações de 10mg, 20mg e 40mg. O produto é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior (TDM) em adultos.
Segundo o conhecimento médico atual, uma das causas da depressão seria a neurotransmissão deficiente nas sinapses centrais da serotonina (5-HT). Por isso, um agente que aumenta a transmissão de 5-HT seria um eficaz antidepressivo. A vilazodona é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS) e um agonista parcial dos receptores serotoninérgicos 5-HT1A, o que justifica o seu desenvolvimento para o tratamento do transtorno depressivo maior