Pessoas com maior nível cultural são mais felizes e saudáveis, diz estudo

Tocar instrumentos musicais, pintar quadros ou ir regularmente a galerias de arte, museus e teatros pode melhorar a saúde das pessoas. É o que aponta uma pesquisa norueguesa feita com quase 51 mil adultos do condado de Nord-Trondelag e publicada na versão online da revista científica “Journal of Epidemiology and Community Health”.

Os autores aplicaram questionários para determinar com que regularidade esses indivíduos frequentavam atividades culturais e como eles percebiam seu estado de saúde, a satisfação com a vida e os níveis de ansiedade e depressão.

Todos os tipos de programas foram significativamente associados à boa saúde e ao contentamento geral. Os voluntários com maior acesso a esses eventos ou habilidades tinham menores níveis de ansiedade e depressão.

No entanto, o maior efeito foi observado em homens interessados em apenas observar a cultura, em vez de eles mesmos participarem ativa ou criativamente dessas atividades.

“Os resultados indicam que o uso da cultura na promoção da saúde e na assistência médica pode ser justificado“, comentaram os pesquisadores.

 

Fonte: G1