Notícias
Home / Notícias
Semana Santa: conheça dicas para uma alimentação saudável
Nos dias que antecedem a Semana Santa, o volume de peixe comercializado no país aumenta de 20 a 30%. Esse dado do Ministério da Pesca e Aquicultura demonstra o aumento do acesso a esse tipo de alimento e a mudança do hábito alimentar do brasileiro nesta época do ano.
Para a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti , é preciso ressaltar as boas orientações nutricionais em relação ao consumo de pescados. “Um peixe gordo é mais saudável do que uma carne de boi magra. Além disso, os pescados possuem mais gordura boa, que é o ômega 3”, ressalta Ideli.
Entretanto, é preciso que o brasileiros tomem alguns cuidados, que vão desde o momento da compra até o preparo dos pescados, para evitar problemas de saúde decorrentes do consumo desse alimento. “O consumidor deve estar atento a sinais que demonstram que o peixe ainda está fresco, como, por exemplo, se ainda está úmido, firme e sem manchas”, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.
Já para os peixes congelados, a dica é verificar se existe algum sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos. “A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente”, afirma Maria Cecília.
Chocolates
Já para os chocolates, a expectativa da Associação Paulista de Supermercados é que haja um aumento de 2 a 5 mil toneladas na venda desses produtos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010, só no estado de São Paulo, foram comercializadas 25,5 mil toneladas de ovos de chocolate.
“Neste caso, ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações indesejadas”, afirma a diretora da Anvisa. Essa e outras informações estão organizadas, desde 2009, no hotsite Dicas de Alimentos para a Semana Santa.
O hotsite apresenta dicas relacionadas ao consumo e compra de chocolates e pescados. A página na internet apresenta, ainda, aspectos que os consumidores devem observar no local de venda e a maneira mais correta de armazenar esses alimentos em casa.
Fonte: MaxPress