Vinte mulheres morrem por dia no Brasil vítimas do HPV

No Brasil, mesmo com a existência de vacina para combater o vírus, cerca de 20 mulheres morrem, todo dia, vítimas de câncer provocado pelo HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano).

Segundo reportagem do O Estadão do Norte, a estatística foi divulgada na última sexta-feira pela vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM), Isabella Ballalai, durante palestra a médicos, enfermeiros e acadêmicos de medicina, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho.

Segundo Isabella Ballalai, o HPV é o vírus causador do câncer do colo do útero e é muito comum na região norte do País. “50% da população mundial tem ou já teve o HPV. Em Rondônia há um fator de risco muito grande por ser uma região que propicia a proliferação do vírus. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados como de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos”, afirmou a médica.

Como a vacina contra o vírus não está disponível na rede pública, Ballalai afirma que é dever do médico prescrever a vacina e falar ao paciente sobre a importância dela. Na rede particular, onde está disponível, a vacina custa em torno de R$ 550, de acordo com informação do médico pediatra Silas Rosa, que também palestrou sobre vacinas e imunização no Curso de Educação Médica Continuada do Cremero.

Fonte: Guia da Farmácia