Cinco mitos sobre a Síndrome de Down

 Doença?

A Síndrome de Down não é uma doença nem deve ser tratada como tal. Genética, a síndrome é causada pela presença de um cromossomo extra no 21º par. Desde 2006, o Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março (em referência ao terceiro cromossomo).

Cura?
Lesões ou doenças crônicas podem se modificar através de intervenções cirúrgicas, tratamentos ou quaisquer procedimentos. Por ser genética, a Síndrome de Down não tem cura.

Agressividade?
Portadores da Síndrome de Down não possuem um comportamento determinado. Sendo assim, julgá-los como agressivos pressupõe preconceito. Como qualquer indivíduo, suas características dependem do ambiente em que vivem, da família, entre outros fatores.

Escolas Especiais?
A ideia de que pessoas com Síndrome de Down só podem frequentar escolas especiais é mito. Todo cidadão tem direito de participar da sociedade, portanto, jovens e crianças devem estudar em colégios de ensino regular.

Sexualidade aflorada?
A Síndrome de Down não afeta a sexualidade. Isso se deve ao fato de que muitos não consideram a sexualidade de seus portadores, que acabam sendo reprimidos e ocasionam comportamentos inadequados.

Fonte: Portal O Globo