Estar sem ocupações e trabalho fragiliza a saúde e a integração social

 A ausência prolongada de ocupações, como estudar, ter um emprego ou autonomia no quotidiano pode conduzir a problemas de saúde e à exclusão social, sendo, por isso, fundamental assumir papéis na sociedade e manter uma vida activa. Num contexto so cioeconómico difícil, o alerta é feito pelos terapeutas ocupacionais do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa , no âmbito do Dia Mundial da Terapia Ocupacional, que se assinala no domingo, 27 de Outubro, avança comunicado de imprensa.


A recomendação dirige-se, sobretudo, a pessoas que não conseguem trabalhar ou assumir um projecto de vida, por doença ou deficiência, desemprego prolongado, bem como a idosos reformados, que são uma faixa crescente da população portuguesa, mas aplica-se também às comunidades e organizações.

Segundo explica o terapeuta ocupacional João Cadima, “com a ausência de ocupações, inactividade prolongada ou desemprego, tende a verificar-se uma gradual pe rda de funções motoras, alterações mentais e emocionais. Porque sabemos que uma vida mais activa promove a qualidade de vida e o bem-estar global, é preciso criar rotinas, hábitos e actividades quotidianas. Cada vez mais as pessoas chegam ao Centro de Alcoitão porque precisam de apoio na saúde, para adaptar-se a novas condições e reencontrar o seu equilíbrio para a gestão do dia a dia, garantir a sua autonomia na mobilidade, na escola, no trabalho ou no lazer”.

“Em suma, as pessoas procuram o terapeuta ocupacional com intuito de melhorar as suas competências físicas, sensoriais, cognitivas e sociais necessárias para o desempenho das suas ocupações e manutenção da sua saúde física e mental”, conclui Jo ão Cadima.  No CMRA, há 35 terapeutas ocupacionais que diariamente acompanham 200 utentes, de diferentes faixas etárias, na avaliação e identificação dos principais problemas de desempenho nas ocupações. Ao terapeuta ocupacional cabe identificar e recomendar técnicas, aconselhar estratégias e produtos de apoio que facilitem o desempenho em determinada ocupação. As ocupações e os diversos papéis que a pessoa assume no seu dia a dia aumentam o nível de motivação, a autonomia e a confiança.

Fonte: RCM Pharma