Um ano após fusão, Pixeon Medical Systems vê expansão

 O grupo de tecnologia voltado para saúde nascido em São Bernardo, Medical Systems, anunciou há pouco mais de um ano a fusão com a catarinense Pixeon, formando a Pixeon Medical Systems. Agora, as empresas apostam na expansão do mercado de tecnologia voltado para esse setor para lançar novos aplicativos e aumentar expansão territorial. 

Entre as novidades que o grupo apresentará para o próximo ano está a plataforma na nuvem (cloud computing) que, segundo o CEO da Pixeon Medical Systems, Roberto Ribeiro da Cruz, será uma revolução no segmento de saúde. “Este serviço colocará a empresa muito à frente do mercado“, disse. 

Segundo o executivo, o nascimento dessa nova tecnologia s ó se deu em função da fus ão. “A fusão nos tornou mais competitivos e permitiu alçar voos que as empresas, sozinhas, teriam muito mais dificuldade“, define, e completa: “além de proporcionar a nossos clientes uma rede de atendimento muito mais ampla e efetiva, e um entendimento completo de seus negócios“, disse. 

Este ano a Pixeon ampliou os serviços que já oferecia à Santa Casa de Porto Alegre, com a integração de cinco novas clínicas do complexo, e também chegou ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo (RS), além de começar um ciclo de expansão à Região Nordeste - com a implantação de seus sistemas no tradicional hospital Santa Izabel, em Salvador - No Centro-Oeste, a unidade de Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos também passa a contar com soluções da Pixeon. Além dos novos clientes, a empresa entrou neste ano no segmento de oftalmologia, uma área em que a tecnologia para diagnósticos ainda é pouco explorada. “O setor cresceu muito nos últimos anos e, somado às exigências dos convênios, os processos tradicionais de aquisição de exames e leitura de laudos acabam ficando mais lentos. Uma das soluções é a utilização de um sistema digital e armazenado na nuvem“, avalia o diretor de P&D Fernando Peixoto. Nos planos da empresa, também está o fortalecimento na área laboratorial. 

No total, são mais de 1.200 clientes nas soluções de digitalização, armazenamento e distribuição de imagens médicas e de informatização dos principais processos de operação de um centro de medicina diagnóstica. 

Crescimento 
Como resultado, a empresa fechou o primeiro semestre de 2013 com um aumento de 39% nas vendas frente ao mesmo período do ano passado. “Também focamos esforços no fortalecimento da nova marca, lançada no final de abril“, comenta o diretor de marketing comercial, Iomani Engelmann. “Ampliamos nossa participação em eventos do setor, como JPR, Hospitalar , HospitalMed, além de eve ntos regionais e na área de oftalmologia“, reforça Engelmann. 

Para expansão, o grupo contou com investimento da Intel Capital, que aportou recursos para pesquisa e desenvolvimento antes da fusão, o resultado da união é amplamente positivo. “Ao investir na Pixeon, nosso objetivo era facilitar a área de negócios e melhorar a governança corporativa da empresa. Após um ano de fusão da Pixeon com a Medical Systems, observamos resultados positivos com maior penetração no mercado, o que fortaleceu a marca e solidificou de forma efetiva esta união“, ressalta o diretor de investimentos da Intel Capital, Alexandre Villela. 

Segundo Cruz, atualmente, de todos os negócios fechados pela empresa desde a união das operações, 32% são em hospitais, incluindo novas vendas e expansão de soluções e serviços O executivo explica ainda que os sistemas da empresa (PACS, RIS e LIS) estão presentes em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico de todos os estados br asileiros. “De forma i ntegrada, eles oferecem uma solução completa ao setor.“

Fonte: DCI