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Treinamento musical poderia ajudar a melhorar o processo de linguagem e de leitura
Mais de cem adolescentes participaram do estudo que contou com testes num metrônomo e eletroencefalograma
Pesquisa mostra que ritmo está relacionado à resposta cerebral para a fala
WASHINGTON — Pessoas mais capazes de se mover no ritmo de batidas mostram respostas cerebrais mais consistentes ao discurso do que aqueles com menos ritmo, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira na “Journal of Neuroscience”. Os re sultados sugerem que o treinamento musical poderia aguçar a resposta do cérebro à linguagem.
Cientistas sabem há muito tempo que se mover a uma batida constante requer sincronização entre as partes do cérebro responsáveis por audição e movimento. No estudo atual, os professores Nina Kraus e Adam Tierney, da Universidade de Northwestern, analisaram a relação entre a capacidade de manter o ritmo e a resposta do cérebro ao som.
Mais de cem adolescentes de Chicago participaram do estudo Lab Kraus, onde foram instruídos a ouvir e tocar o dedo ao longo de um metrônomo (relógio que mede o andamento musical). A precisão do toque foi calculada com base em quão intimamente suas batidas se alinhavam ao tique-taque do metrônomo. Em um segundo teste, os pesquisadores usaram eletroencefalograma para registrar as ondas cerebrais de um grande centro de processamento de som do cérebro enquanto os adolescentes ouviam o som sintetizado “da”, repetido periodicamente durante 30 minutos. Os pesquisadores , então, calcularam como as células nervosas da região responderam cada vez que o som “da” foi repetido.
- Quanto mais precisos os adolescentes eram para acompanhar as batidas, mais consistentes eram suas respostas cerebrais à sílaba “da” - diz Kraus.
Como estudos anteriores tinham mostrado relação entre a habilidade de leitura e a de manter o ritmo, Kraus explica que esta descoberta mostra que a audição é uma base comum para estas associações.
- Ritmo é parte inerente de música e linguagem - diz a pesquisadora. - Pode ser que treinamento musical, com ênfase em habilidades ritmicas e exercícios com o sistema auditivo levem a associações essenciais para aprender a ler.
Fonte: O Globo Online