Mirtilo e uvas vermelhas podem melhorar o sistema imunológico

 Resveratrol e pterostilbeno presente nessas frutas agem no organismo em conjunto com a vitamina D


Pesquisadores analisaram 446 substâncias e apenas essas duas se destacaram

CORVALLIS, Oregon – Em uma análise da capacidade de 446 compostos para estimular o sistema imunológico inato nos seres humanos, os pesquisadores do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon descobriram apenas dois destaques: o resveratrol encontrado em uvas vermelhas e um composto chamado pterostilbeno encontrado em mirtilos. A pesquisa foi publicad a na edição desta terça-feira da “Molecular Nutrition and Food Research”.

Estas substâncias, chamadas estilbenóides, agem em sinergia com a vitamina D com impacto significativo no aumento da expressão do peptídeo antimicrobiano catelicidina humana, ou gene CAMP, que está envolvido na função imunológica.

As descobertas foram feitas em culturas de células de laboratório e não provam que resultados semelhantes poderiam ocorrer como resultado do consumo alimentar, dizem os cientistas, mas é claro que a pesquisa aumenta o interesse no potencial de alguns alimentos para melhorar a resposta imunitária.

O resveratrol vem sendo objeto de dezenas de estudos com uma gama de possíveis benefícios, desde a melhora da saúde cardiovascular até o combate ao câncer e a diminuição de inflamações. Esta pesquisa é a primeira a mostrar uma sinergia clara entre a vitamina D e o aumento da expressão do gene CAMP.

Os estilbenóides são compostos produzidos pelas plantas para lutar contra infecç ões, na biologia humana parecem afetar algumas vias de sinalização que permitem que a vitamina D faça seu trabalho, aumentando bastante o impacto em comparação com a ação de cada composto isoladamente.

 

Um ano após fusão, Pixeon Medical Systems vê expansão

Fonte: DCI

 

O grupo de tecnologia voltado para saúde nascido em São Bernardo, Medical Systems, anunciou há pouco mais de um ano a fusão com a catarinense Pixeon, formando a Pixeon Medical Systems. Agora, as empresas apostam na expansão do mercado de tecnologia voltado para esse setor para lançar novos aplicativos e aumentar expansão territorial. 

Entre as novidades que o grupo apresentará para o próximo ano está a plataforma na nuvem (cloud computing) que, segundo o CEO da Pixeon Medical Systems, Roberto Ribeiro da Cruz, será uma revolução no segmento de saúde. “Este serviço colocará a empresa muito à frente do mercado“, disse. 

Segundo o executivo, o nascimento dessa nova tecnologia s ó se deu em função da fus ão. “A fusão nos tornou mais competitivos e permitiu alçar voos que as empresas, sozinhas, teriam muito mais dificuldade“, define, e completa: “além de proporcionar a nossos clientes uma rede de atendimento muito mais ampla e efetiva, e um entendimento completo de seus negócios“, disse. 

Este ano a Pixeon ampliou os serviços que já oferecia à Santa Casa de Porto Alegre, com a integração de cinco novas clínicas do complexo, e também chegou ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo (RS), além de começar um ciclo de expansão à Região Nordeste - com a implantação de seus sistemas no tradicional hospital Santa Izabel, em Salvador - No Centro-Oeste, a unidade de Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos também passa a contar com soluções da Pixeon. Além dos novos clientes, a empresa entrou neste ano no segmento de oftalmologia, uma área em que a tecnologia para diagnósticos ainda é pouco explorada. “O setor cresceu muito nos últimos anos e, somado às exigências dos convênios, os processos tradicionais de aquisição de exames e leitura de laudos acabam ficando mais lentos. Uma das soluções é a utilização de um sistema digital e armazenado na nuvem“, avalia o diretor de P&D Fernando Peixoto. Nos planos da empresa, também está o fortalecimento na área laboratorial. 

No total, são mais de 1.200 clientes nas soluções de digitalização, armazenamento e distribuição de imagens médicas e de informatização dos principais processos de operação de um centro de medicina diagnóstica. 

Crescimento 
Como resultado, a empresa fechou o primeiro semestre de 2013 com um aumento de 39% nas vendas frente ao mesmo período do ano passado. “Também focamos esforços no fortalecimento da nova marca, lançada no final de abril“, comenta o diretor de marketing comercial, Iomani Engelmann. “Ampliamos nossa participação em eventos do setor, como JPR, Hospitalar , HospitalMed, além de eve ntos regionais e na área de oftalmologia“, reforça Engelmann. 

Para expansão, o grupo contou com investimento da Intel Capital, que aportou recursos para pesquisa e desenvolvimento antes da fusão, o resultado da união é amplamente positivo. “Ao investir na Pixeon, nosso objetivo era facilitar a área de negócios e melhorar a governança corporativa da empresa. Após um ano de fusão da Pixeon com a Medical Systems, observamos resultados positivos com maior penetração no mercado, o que fortaleceu a marca e solidificou de forma efetiva esta união“, ressalta o diretor de investimentos da Intel Capital, Alexandre Villela. 

Segundo Cruz, atualmente, de todos os negócios fechados pela empresa desde a união das operações, 32% são em hospitais, incluindo novas vendas e expansão de soluções e serviços O executivo explica ainda que os sistemas da empresa (PACS, RIS e LIS) estão presentes em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico de todos os estados br asileiros. “De forma i ntegrada, eles oferecem uma solução completa ao setor.“

Fonte: O Globo Online