Notícias
Home / Notícias
Exposição ao bisfenol A na gravidez aumenta risco de diabetes no filho
De acordo com estudo, substância encontrada em garrafas plásticas causa stress oxidativo na mãe e no bebê
A exposição durante a gravidez ao bisfenol A (BPA), substância utilizada para a fabricação de garrafas plásticas, por exemplo, pode aumentar o risco de o bebê desenvolver diabetes e doenças cardíacas durante a vida. Segundo um estudo publicado na terça-feira no periódicoEndocrinology, a causa desse malefício é o dano oxidativo do produto no organismo.
CONHEÇA O RELATO
Título original: Impact of Gestational Bisphenol A on Oxidative Stress and Free Fatty Acids: Human Association and Interspecies Animal Testing Studies
Onde foi divulgada: periódico Endocrinology.
Quem fez: A. Veiga-Lopez, S. Pennathur, D.C. Dolinoy, L. Zeng e K. Kannan
Instituição: Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e outras.
Resultado: Exposição ao bisfenol A durante a gravidez aumenta stress oxidativo na mãe e no filho.
O stress oxidativo ocorre quando o corpo é exposto a altos níveis de radicais livres, que têm o potencial de prejudicar as células quando elas estão processando oxigênio. “Essa condição está associada ao desenvolvimento de resistência insulínica e inflamação no organismo, o que aumenta o risco de diabetes e outras doenças metabólicas”, afirma Vasantha Padmanabhan, coautora da pesquisa e professora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estima que mais de 96% dos americanos têm BPA no organismo. Estudos já mostraram que o produto interfere na produção e na ação dos hormônios.
Análise — Os pesquisadores reconheceram amostras de sangue de 24 grávidas no primeiro trimestre de gravidez para medir os níveis de BPA. As gestantes, então, foram divididas em dois grupos: aquelas que apresentaram baixos níveis de BPA e as que tinham altos níveis da substância. Além disso, os cientistas tiraram amostras de sangue do cordão umbilical dos bebês ao nascerem para mensurar subprodutos químico s ca usados pelo stress oxidativo.
Os autores constataram que as mães expostas a altos níveis de BPA e os seus filhos apresentavam sinais de stress oxidativo no organismo. “Mais estudos como esse precisam ser feitos para determinar o impacto do BPA no desenvolvimento de doenças”, diz Vasantha.
Veja Online