Notícias
Home / Notícias
Evento comemora Dia do Farmacêutico e discute os avanços e perspectivas para a profissão no setor público
Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, o CRF-SP participou do Primeiro Encontro Interinstitucional de Assistência Farmacêutica, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (dia20), no auditório São José, na faculdade Santa Marcelina, na zonaleste da capital.
O evento contou com a presença de 180 farmacêuticos da atenção primária de saúde e hospitais públicos. O objetivo foi apresentar algumas experiências de sucesso nessas áreas e discutir os avanços para a profissão no Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, ministrou a palestra;“Avanços e Perspectivas dos Farmacêuticos no SUS”. Ele apontou as ações do Conselho para o desenvolvimento da assistência farmacêutica na área pública como a exigência da presença do farmacêutico, a criação de Comissões Assessoras de Saúde Pública, as publicações, eventos, palestras e cursos do setor.
Dr. Pedro também apresentou os números do GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios), criado pelo CRF-SP em 2012 com o objetivo de auxiliar as prefeituras na regularização da Assistência Farmacêutica nos respectivos municípios. Desde a data, o Estado passou de 1.621 farmacêuticos no SUS para 2163 até outubro de 2013. “Lutamos pela Assistência Farmacêutica Integral no serviço público e já vemos um avanço significativo nos últimos anos, mas ainda há muito para evoluir.“
Também foram realizadas homenagens ao Dia do Farmacêutico e apresentadas experiências positivas. Segundo a coordenadoria regional de saúde da zona leste de São Paulo, a região conta com mais de 100 farmacêuticos e cerca de 400 técnicos de farmácias nas 143 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com um volume de mais de 60 mil dispensações por ano, caracterizando quase 1,8 milhão por mês.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-SP