Comer diariamente carne processada pode prejudicar a fertilidade masculina

 Uma fatia de bacon por dia já é o suficiente para afetar desempenho


Por outro lado, peixes podem ter efeito benéfico, diz pesquisa

LONDRES - Os hábitos à mesa podem alterar profundamente o desempenho na cama. Estudo realizado pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, analisou a dieta e a comparou com o tamanho e a forma do esperma de 156 homens que enfrentam infertilidade. Os que consumiam regularmente carne processada tiveram valores significativamente mais baixos de esperma normal em comparação com os que ingeriam pouco bacon, salsichas, hambúrgueres e presunto.

De acordo com os pesquisadores, limitar a qua ntidade de bacon, por exemplo, a menos de uma fatia por dia já pode representar, em média, 30% a mais de espermatozoides normais na comparação com quem tem o hábito de comer carne processada. Os que costumam se alimentar com peixe tiveram vantagem semelhante contra os que não os incluem na sua dieta regular.

- Descobrimos que a ingestão de carne processada foi associada à baixa qualidade do sêmen, enquanto o peixe confere maior qualidade – resumiu Myriam Afeiche, pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública de Harvard ao “Telegraph”. - A relação entre dieta e fertilidade masculina é interessante e não há evidência convincente de que os homens que comem mais frutas frescas e vegetais têm melhor esperma.

Especialistas ressaltam que, além de ser benéfica para a fertilidade, a menor ingestão de alimentos processados pode melhorar a saúde geral do homem.

- Já se sabe que o consumo elevado de carne processad a está ligado a outros proble mas de saúde. Aconselhar os homens a limitar a ingestão destes alimentos pode melhorar a sua saúde em geral, bem como, eventualmente, ser bom para a sua fertilidade - afirmou Allan Pacey, especialista em fertilidade da Universidade de Sheffield, na Inglaterra.

Fonte:O Globo Online