Alimentos podem ter adição de vitamina D

 O Deputado Walter Feldman, do PSDB de São Paulo, é autor do projeto de lei que determina a obrigatoriedade de adicionar vitamina D ao leite, iogurte e bebidas lácteas, destinados ao consumo humano. Além disso, o projeto cria condição para que todos que vivem confinados em locais fechados, como no trabalho, na escola, em hospitais, ou presídios, possam ter direito à exposição ao sol três vezes por semana, durante 15 minutos.

Esse tempo seria suficiente para o organismo produzir a quantidade necessária de vitamina D para prevenir e até curar diversas patologias, além de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, o vitiligo e a artrite reumatoide. Estudos realizados também mostram que a vitamina D auxilia na prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 1, hipertensão, doenças ósseas, distúrbios mentais e psicológicos, como o mal de Alzheimer e a depressão, e é preciosa no combate ao câncer, participando da diferenciação celular e inibindo a proliferação de células cancerígenas.


A exposição ao sol é a principal fonte capaz de fazer com que a pele produza a quantidade de vitamina D suficiente para suprir as necessidades do homem. O Deputado Walter Feldman conta que, apesar de a fonte ser gratuita e abundante, grande parcela da população brasileira sofre com baixos índices de vitamina D.


“As pessoas não tomam mais sol. Ao não tomar sol, não há mais fotossíntese na pele e produção da vitamina D, que é essencial para a vida humana. As pessoas têm medo do sol. Acreditam que qualquer incidência de raio solar produz doenças de pele. Hoje nós sabemos que a vitamina D pode ser essencial no tratamento da população que padece de doenças que, até então, não se tinham o tratamento e as causas conhecidas“.
A falta de vitamina D pode levar ao raquitismo, que é a limitação do desenvolvimento do esqueleto, e à deformidade nos osso s. Os adultos com deficiência da vitamina sofrem com a osteomalácia, doença caracterizada pelo amolecimento dos ossos e deformidade.


O projeto de lei do Deputado Walter Feldman visa criar oportunidades para que a população brasileira tenha fontes garantidas de vitamina D, seja pela alimentação, ou exposição ao sol. O projeto está sendo discutido e analisado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Fonte: Agencia Brasil