Crianças começam tomar vacina contra Hepatite A em São Paulo

 Estão disponíveis em São Paulo as vacinas contra Hepatite tipo “A”. Crianças de 1 a 2 anos podem tomar a dose na rede pública de saúde do Estado. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 616 mil crianças neste ano.

Para receber a vacina, que foi incluída este ano no calendário básico de vacinação infantil, os pais ou responsáveis devem levar a criança a um posto de vacinação mais próximo. Ao todo serão 4,7 mil postos em todo o Estado de São Paulo com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

A partir do próximo ano a vacina contra a Hepatite A será aplicada na rotina assim que a criança comple tar 1 ano de idade.

Sobre a Hepatite A

A Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, e sua principal via de contágio é a fecal-oral, por meio de água e de alimentos contaminados.

A doença, habitualmente benigna na infância, tem incidência frequente e precoce na população que vive em locais com más condições de higiene e de saneamento básico.

Na maior parte dos casos, a Hepatite A pode ser inicialmente assintomática. No entanto, ela pode evoluir para quadros mais graves como insuficiência hepática. Os principais sintomas são febre, náuseas, vômito, icterícia (coloração da pele amarelada), urina mais escura e fezes esbranquiçadas.

Para evitar o contágio, medidas simples já auxiliam. No caso da Hepatite A, se previne com vacina e medidas básicas de higiene pessoal. Já os tipos B e C se tratam de doenças sexualmente transmissíveis que podem ser evitadas com uso de preservativo.

Assessoria de Comunicação CRF-SP