Regularização de descarte no Piauí

A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) apresentou um projeto de lei que se baseia na regularização do descarte de medicamentos deteriorados ou fora do prazo de validade, no Piauí. De acordo com a proposta, farmácias e drogarias do Estado deverão ser obrigadas a manter recipientes para coleta de medicamentos, cosméticos, insumos farmacêuticos e correlatos.

A parlamentar explicou que o descarte inadequado de medicamentos representa um grande risco à saúde e ao meio ambiente. “Quando esses medicamentos são descartados no lixo ou em esgotos eles podem contaminar as águas e o solo. Esse é um perigo desconhecido pela maioria da população que por falta de informação acredita que o lixo é o melhor destino para essas substâncias”, declarou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que somente 2,7% das pessoas já tiveram alguma orientação sobre descarte de medicamentos vencidos. O levantamento informou que 75,32% das pessoas descartam a medicação junto com o lixo doméstico e 6,34% dos entrevistados jogam essas substâncias na pia ou no vaso sanitário.

Fonte:
Guia da Farmácia