Parque do Ibirapuera atenderá 300 pessoas para detectar doenças relacionadas à memória

 A ação faz parte da “Campanha De Bem Com a Memória”

No próximo sábado (04/10), o Par que do Ibirapuera recebe, das 7h às 14h, a “Campanha De Bem Com a Memória” - Perda de memória não precisa fazer parte do envelhecimento, ação coordenada pelo professor de neurologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dr. Paulo Bertolucci e apoiada pela Danone Nutrição Especializada.

Especialistas realizarão triagem de memória gratuita com adultos acima de 50 anos. A expectativa é avaliar cerca de 300 pessoas por meio de testes clínicos a fim de identificar se estas estão com perda de memória significativa a ponto de terem o seu cotidiano comprometido, podendo indicar algo mais sério, como a doença de Alzheimer, por exemplo. 

O objetivo é passar informações à população a respeito de memória e Doença de Alzheimer (DA) e alertar sobre a i mportância de procurar um médico caso percebam que a perda de memória está trazendo prejuízos à pessoa no dia a dia. Durante a ação, Dr. Paulo Bertolucci realizará uma palestra sobre a importância de cuidar da memória a fim de manter seu bom desempenho durante toda a vida e que a perda desta não faz parte do processo natural de envelhecimento. O especialista também alertará sobr e a dimensão da prevenção e do tratamento dos fatores de risco da DA, como diabetes e hipertensão, por exemplo, para um envelhecimento ativo e preservação da memória. 

A perda de memória atinge adultos e idosos, entretanto muitas pessoas acham isso normal, especialmente para os que já entraram na terceira idade. Então, por ser considerado algo “comum“ muita gente não vai ao médico, nem busca tratamento. Porém, em alguns casos, pode ser sinal de uma doença mais séria, como a DA, por exemplo. O Dr. Bertolucci alerta: “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da Doen ça de Alzheimer e iniciado o tratamento, melhores serão os resultados. Os sintomas não deixam de existir, mas é possível estabilizá-los“. 

Guia da Farmácia