Excesso de medicação para colesterol e hipertensão preocupa especialistas

 Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Coração (29 de Setembro), os especialistas em medicina oriental alertam para o excesso de medicação que é administrada em Portugal para tratar a hipertensão e a colesterolemia (colesterol elevado). Trata-se de uma situação preocupante, na medida em que este tipo de patologias, apesar de serem crónicas, podem ser reversíveis através da prática de uma dieta equilibrada e do exercício físico re gular.


Os últimos estudos indicam que mais de metade da população portuguesa tem colesterol elevado (56%) e cerca de metade sofre de hipertensão (42%). No caso dos hipertensos, e segundo dados da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, 74,9% dos doentes são medicados. Para além dos efeitos secundários que estes tratamentos acarretam, os custos que os mesmos representam para a Sociedade são elevadíssimos. “Esta é uma situação alarmante para o nosso país, que tem de ser revertida o quanto antes. A simples alteração do estilo de vida é suficiente para reduzir a prevalência de ambas as patologias, a médio prazo. Para além desta mudança e caso o doente esteja predisposto a experimentar tratamentos alternativos à medicina convencional, a medicina tradicional chinesa oferece métodos imediatos e sem recurso a fármacos para eliminar a hipertensão e o colesterol” afirma Wengian Chen, Diretora do Centro de Terapias Chinesas, em Lisboa.

 

A acupuntura tem uma acção rápida e eficaz no tratamento da hipertensão, ao equilibrar os valores da pressão arterial. Logo nas primeiras sessões, o doente sente-se melhor e verifica uma diminuição da hipertensão, através da medição destes valores antes e após a sessão de acupuntura. A duração do tratamento depende de cada pessoa e do historial clínico, podendo ir de quatro semanas a vários meses.

Mesmo nestes últimos casos, o doente sente uma diminuição instantânea da sua pressão sanguínea, que deverá ser mantida nos dias seguintes.

No caso da colesterolemia e associado a um novo estilo de vida que deverá ser adotado pelo doente, a acupuntura ajuda a melhorar o equilíbrio do sistema endócrino e aumenta a circulação sanguínea.

Através da estimulação periférica, este método ajuda o organismo a diminuir o colesterol mau e a produzir o colesterol bom.

Para além da acupuntura, podem ser associados chás à base de ervas comprovadas na redução dos valores de colesterol e hipertensão; assim a fórmula Jiang Ping Pian, uma fórmula clássica para controlar a tensão arterial, e que inclui uma série de plantas, as principais das quais são a escutelária (scutellaria baicalensis, uma planta da família da hortelã) e a erva-férrea (prunella vulgaris), entre outras - ou no caso do tratamento ao colesterol, por exemplo, um chá à base do fruto do espinheiro branco. Existem inclusive protocolos de tratamento que permitem baixar rapidamente a tensão arterial em caso de crise aguda, com acupunctura e massagem (tratamento que pode incluir tirar algumas gotas de sangue nalguns pontos específicos).

RCM Pharma