CRF-SP oferece apoio a gestores municipais em Congresso de Secretários de Saúde

 A XXIX edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que acontece em Campos do Jordão, conta mais uma vez com a presença do CRF-SP. Com um estande estrategicamente localizado para fornecer informações aos participantes, o Conselho colocou à disposição dos secretários uma equipe de farmacêuticos e advogados que integram o GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios). Eles oferecem apoio aos gestores que pretendem estruturar a assistência farmacêutica municipal.

Documentação necessária, aspectos legais e todos os requisitos para que a população conte com assistência farmacêutica eficaz fazem parte das orientações. A equipe mostra também os benefícios de contar com o farmacêutico em diversos setores da rede pública, para planejar a compra de medicamentos e produtos para saúde, gerenciar estoque, integrar equipes multiprofissionais, dar assistência e orientação à população, além de muitas outras atribuições que otimizam os recursos públicos.

Para dr. Paulo Souza, farmacêutico que integra o GTAM, é uma oportunidade de se aproximar de gestores, especialmente secretários de saúde e prefeitos, e apresentar todo o suporte que o CRF-SP pode oferecer em relação à regularização da assistência farmacêutica. “Já conversamos com alguns gestores e percebemos muito interesse. Nossa missão é esclarecer a importância do farmacêutico no serviço público, visando avaliar, juntamente com os gestores municipais, estratégia s que permitam o avanço e implementação sustentável da assistência farmacêutica em prol da saúde pública”.

 O prefeito de Assis, interior de São Paulo, Ricardo Pinheiro Santana, destaca que são notórias as vantagens de contar com o farmacêutico na equipe. “Tivemos muitos problemas de entrega de medicamentos errados e falta de orientação, que hoje, com a presença de farmacêuticos nas unidades de dispensação de medicamentos, não temos mais”.

Quem visitar o estande pode retirar a cartilha da área de Saúde Pública, fôlderes sobre medicamentos gratuitos e ainda o documento com as diretrizes para a estruturação da assistência farmacêutica no SUS.

Assessoria de Comunicação CRF-SP