MSD e GlaxoSmithKline em colaboração para testar medicamento para o cancro

 A MSD (conhecida nos EUA e Canadá como Merck & Co.) entrou numa colaboração para estudar a sua imunoterapia experimental anti-D-1 MK-3475 com inibidor oral da quinase da GlaxoSmithKline Votrient® (pazopanib) no carcinoma de células renais (CCR) avançado, informou a MSD esta quarta-feira. “Colaborações como esta são fundamentais para a estratégia da MSD para avaliar o potencial do MK- 3475 para o tratamento do cancro“, comentou Iain Dukes, vice-presidente sénior de licenciamento e Assuntos Científicos Externos da Merck Research Laboratories, avança o site FirstWord.


Sob os termos do acordo, as farmacêuticas vão realizar um ensaio de Fase I / II para avaliar a eficácia e a segurança do MK-3475 em combinação com Votrient® em doentes virgens de tratamento com CCR avançado. As emp resas também irão testar o MK-3475 em combinação com outros produtos do portefólio da GlaxoSmithKline no futuro. Mais detalhes sobre a colaboração não foram divulgados.

 

No mês passado, a MSD anunciou que o MK-3475 prolongou significativamente a sobrevivência num ensaio de Fase I com doentes com melanoma avançado. A empresa acrescentou que a imunoterapia está a ser estudada em 10 ensaios clínicos para várias doenças malignas incluindo cancro da bexiga, colo-rectal, estômago e de células renais.

 

O Votrient® foi aprovado pela FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) em 2009 para o tratamento do carcinoma de células renais avançado e aprovado condicionalmente para a mesma indicação na Europa em 2010. O medicamento mais tarde recebeu a aprovação do regulador dos EUA para o tratamento do sarcoma avançado dos tecidos moles, tal como na UE. O Votrient® está actualmente disponível em mais de 80 países.

Fonte: RCM Pharma