Bio Salgante: Matrix Health lança primeiro substituto do sal, sem sódio do Brasil (aprovado pela ANVISA)

 Após cinco anos de pesquisa, e algumas tentativas de trazer salgantes importados para o Brasil, a Matrix Health desenvolveu um salgante genuinamente brasileiro.

É comum recebermos orientação dos médicos e nutricionistas sobre a necessidade de diminuição do consumo do sal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos e crianças diminuam drasticamente o consumo de sal e incluam um mínimo de potássio em suas dietas diárias, a fim de reduzir o risco de doenças cardíacas e derrame.

A recomendação é consumir no máximo 5g de sal por dia para adultos e crianças, a pressão alta na infância pode se estender para a vida adulta, aumentando o risco de males como hipertensão doenças cardiovasculares.

Segundo o Ministério da Saúde os hipertensos já somam mais de 40 milhões no Brasil e o numero tende a subir muito nos próximos anos devido a fatores diveros, entre eles o consumo excessivo do sal.

Sobre o novo produto, o salgante já é vendido há pelo menos uma década nos Estados Unidos e na Europa.

O Bio Salgante foi testado pela Unifesp em ratos normotensos (sem hipertensão arterial) e hipertensos, seguindo rigorosamente as normas técnicas desse tipo de estudo no setor. O resultado é que após sete e dez dias ingerindo a dose equivalente à recomendada para ingestão humana de sal comum, tanto os normotensos como os hipertensos apresentaram aumento da pressão arterial. O Bio Salgente, que é à base de cloreto de potássio, ambos os grupos apresentaram a manutenção da pressão arterial. A tese vai ao encontro do conceito atual da implantação de alimentos que propiciem uma redução da ingestão de sal e terapia não medicamentosa no combate à hipertensão arterial.

O Bio Salgante, que está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promete ser uma opção mais saudável tanto para hipertensos quanto para normotensos, certamente mudando o nosso jeito de consumir alimentos salgados. “Com um paladar agradável e extremamente próximo ao do sal, muitas vezes seu uso nem foi percebido em testes cegos. Sua única restrição em relação ao sal comum é que o salgante não deve ser consumido por pacientes por tadores de insuficiência renal . 

Maiores informações  pl@matrixhealth.com.br