Ascensão da classe C impulsiona vendas

 As grandes redes de farmácias que atuam no Paraná também têm contabilizado uma participação significativa dos não medicamentos nas vendas. No grupo Panvel, os produtos que não fazem parte da lista de medicamentos parti cipam com 35% das vendas totais.

Esta rede tem sede no Rio Grande do Sul, mas está presente em Curitiba desde dezembro de 2010, cidade na qual mantém atualmente 24 lojas, adiantou o vice-presidente da Panvel, Julio Motin Neto.

Segundo ele, o crescimento das vendas também ocorreu porque a farmácia começou a ganh ar espaço na rotina do consumidor, com atendimento personalizado e mais facilidade para estacionar. “Os não medicamentos são o foco da nossa estratégia“, destacou.

Entre os produtos mais vendidos estão os dermocosméticos e a linha infantil de maneira geral. Segundo ele, no ano passado, as vendas de não medicamentos cresceram 14% e as de medicamentos 21%.

No grupo Nissei, a participação de não medicamentos nas vendas é de 40%. A marca disponibiliza dive rsos itens como perfumaria, cosméticos, eletroportáteis, chocolates, entre outros. “A tendência é que a participação de não medicamentos cresça mais“, projetou o gerente executivo da rede, Alexandre Maeoka.

A Nissei está a 27 anos no mercado e começou a atuar com o segmento de conveniência a partir de 2001. Para Maeoka, um dos fortes motivos para o crescimento da venda de não medicamentos foi a ascensão da classe C. “Tinha pessoas que lavavam o cabelo com sabonete e hoje usam xampu“, justifica. Além disso, segundo ele, a população está mais propensa ao consumo e “as lojas cresceram para atender este consumidor“.

Fonte: Folha de Londrina