Rinoplastia melhora auto-estima e função respiratória

 Os problemas estéticos associados ao nariz podem conduzir a baixos níveis de auto-estima, uma situação que pode ser reversível após a realização de uma rinoplastia, um procedimento que melhora, em simultâneo, a aparência e a função respiratória.


“As deformações nasais podem ser responsáveis pelo isolamento e uma diminuição do nível de auto-estima das pessoas, uma vez que o nariz causa um grande impacto, neste caso negativo, na aparência das pessoas devido à exposição natural da face”, revela António Sousa Vieira, Coordenador da Unidade de Otorrinolaringol ogia do Hospital Lusíadas Porto.

E acrescenta: “através da rinoplastia é possível corrigir deformidades no nariz que afectam a auto-estima das pessoas e o que nós, otorrinolaringologistas, fazemos habitualmente é um dois em um, ou seja, solucionamos, em simultâneo, o problema estético e corrigimos os possíveis erros funcionais que possam estar a perturbar a respiração”.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que consiste na altera ção do aspecto, estrutura e função do nariz. A cirurgia é realizada através de incisões por dentro das narinas, separando-se as partes moles das estruturas subjacentes e posteriormente a cartilagem e o osso que estão a causar a deformação. Na mesma intervenção podem corrigir-se defeitos congénitos ou causados por um traumatismo e ainda solucionar problemas de obstrução nasal.

O tema vai estar em destaque no congresso “NOSE 2015”, uma iniciativa que se vai realizar no Hospital Lusíadas Porto nos próximos dias 22 a 24 de Janeiro, que conta com a presença de médicos de referência nacional e internacional, e que será marcada por uma componente prática constituída por oito rinoplastias ao vivo em doe ntes reais.

RCM Pharma