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Unilever assume a vice-liderança entre as maiores empresas de beleza do mundo
A edição de agosto da revista nort e-americana WWD Beauty Inc., trouxe a sua tradicional lista com as 100 maiores empresas de beleza do mundo por vendas. E , ao contrário do que normalmente acontece, com mudanças de posições no topo do ranking. Com vendas de US$ 20,7 bilhões, a Unilever assumiu a vice-liderança, uma posição que era ocupada pela norte-americana P&G desde 1997. A estratégia global da Unilever tem sido a de fortalecer o seus negócios na área de higiene pessoal. Nos últimos três anos, a empresa adquiriu a marca de produtos profissionais TIGI, a Alberto Culver, dona de marcas como Tresséme, Nexxus e St. Yves, as marcas de beleza da Sara Lee, além da russa Kalina. Enquanto isso, as vendas de beleza da P&G tem avançado pouco nos últimos trimestres. Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades no seu mercado local, a empresa considera que avançou de maneira rápida demais no seu processo de expansão para os mercados emergentes. No final de maio, o executivo AG Lafley retornou à empresa no lugar de Bob McDonald, o CEO que o suced eu no comando da P&G. De acordo com o ranking da WWD, as vendas empresa americana foram de US$ 20,08 bilhões. A gig ante francesa L´Oréal continua na liderança isolada do mercado de beleza, com receita de mais de US$ 28 bilhões.
A Natura é a empresa latino-americana mais bem posicionada no ranking, ocupando a 16º posição. A peruana Belcorp aparece em 24º. Grupo Boticário, Hypermarcas e Niely também marcam presença na lista. Das 100 empresas listadas, 54 possuem operações ou marcas distribuídas oficialmente no Brasil.
No total, a receita conjunta das empresas listadas avançou 2,8%, superando a barreira dos US$ 200 bilhões. Empresas de 17 países estão representados no levantamento, que leva em conta apenas as vendas de produtos para a pele,cabelos,maquiagem,banho,perfumes,desodorantes e preparações de barbear. As vendas de sabonete em barra, produtos para higiene bucal e descartáveis, não são consideradas.
Fonte: Cosmética News