Notícias
Home / Notícias
Ronco pode causar problemas de visão
LONDRES - Pesquisadores de Taiwan descobriram que, além de separar casais, o ronco pode causar problemas de visão. Pessoas com apneia do sono (distúrbio que inibe a passagem de ar por pelo menos 10 segundos e causa um ronco altíssimo) têm risco quase dobrado de desenvolver glaucoma.
Dados de mil pacientes com apneia do sono foram analisados contra seis mil de pacientes sem o problema. A pesquisa mostrou que quem sofria com apneia do sono tinha 1,67 mais riscos de desenvolver glaucoma, um aumento da pressão no globo ocular que pode levar à perda de visão. Os pesquisadores acreditam que a apneia reduz a passagem de oxigênio para o globo ocular.
Outros problemas como derrame e doenças do coração já tinham sido relacionados ao ronco. Quem ronca frequentemente é mais propenso a desenvolver artérias carótidas estreitas - as principais artérias do pescoço que fornecem sangue oxigenado para o cérebro - de acordo com estudo da Universidade de Detroit, nos EUA. O trauma causado pelas vibraçõe s do ressonar pode causar uma inflamação, o que leva as artérias ao espessamento. Este seria, segundo a pesquisa, o primeiro sinal de aterosclerose, quando as artérias ficam rígidas, uma condição que aumenta o risco de acidente vascular cerebral.
Já a insônia, além do mau humor aumenta os riscos de câncer. Um estudo publicado na revista “Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention” mostrou que homens que relatavam problemas para dormir tinham risco duas vezes maior de desenvolver câncer de próstata.
Os autores, da Sociedade de Câncer islandesa, defendem que a falta de sono pode levar a baixos níveis de melatonina, hormônio liberado durante a noite, responsável pela sonolência e capaz de suprimir tumores. Ist o acontece devido à exposição à luz (de cabeceira, de computador ou TV) e impede que a melatonina seja liberada.
Fonte: O Globo