Estudo mostra que própolis pode combater cáries e hipertensão

Todos sabem que o própolis, produzido pelas abelhas, tem alto poder nutritivo. A novidade agora descoberta pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) é que essa substância pode ser usada no combate às cáries e, além disso, os cientistas estão estudando a possibilidade do própolis auxiliar também no combate à hipertensão.

O própolis possui uma estrutura química que é variável, dependendo de fatores como a floração, a estação do ano e também a região na qual os insetos fazem suas coletas. O objetivo da pesquisa é fomentar o uso e o aproveitamento de um recurso considerado “desperdiçado” no México.

Os pesquisadores estimam que apenas seis toneladas anuais de própolis são aproveitadas, isso porque o país está na sexta colocação em produtor de mel do mundo. Hoje, essa substância é muito usada na prevenção do tratamento da tosse, mesmo que a sua ação terapêutica seja variada e sirva também para o tratamento de outros casos como cicatrizes, alergias, inflamações, dores e vírus.

O governo mexicano apoia a pesquisa que desenvolve um projeto para determinar o efeito cardiovascular dos compostos de própolis. Em outros países, a substância é utilizada em doenças cardíacas, de circulação e hipertensão.

Fonte: Portal Farmácia