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Grupo EMS planeja para 2013 oferta de ações da Germed Pharma
O empresário Carlos Eduardo Sanchez, dono do grupo EMS, decidiu que fará oferta de ações na bolsa da Germed Pharma em cerca de dois anos, segundo apurou a reportagem do Valor. Essa empresa nasceu como marca da EMS Pharma em 2002, se transformou em empresa independente em 2009 e é a que mais cresce na organização entre os negócios de medicamentos nos últimos anos.
De acordo com pessoas próximas, a oferta de ações da Germed poderá ocorrer em 2013. O prazo não está formalmente estabelecido. A única certeza é que, para ir à bolsa, a empresa terá que dobrar o faturamento, que foi de R$ 393,9 milhões em 2010.
Esse valor equivale às vendas de medicamentos pela tabela “cheia“ de preços. Se for considerado que as indústrias farmacêuticas concedem descontos entre 50% a 75% nos remédios vendidos nas farmácias, estima-se que a Germed terá de aumentar seu faturamento atual “limpo de descontos“ de R$ 210 milhões, projetado para 2011, para cerca de R$ 500 milhões por ano. “A oferta de ações da Germed já foi discutida em reunião de conselho, mas não há estratégia definida. Primeiro, queremos consolidar a Germed na terceira posição do ranking da indústria farmacêutica“, diz o executivo José Cosme, presidente da empresa.
Além de “testar“ o mercado, Sanchez quer “sentir“ como é ser dono de uma companhia com sócios investidores. “A partir daí, ele poderá pensar na possibilidade de levar a EMS Pharma para a bolsa também“, diz uma fonte próxima do empresário.
O que está por trás da decisão de Sanchez é o ritmo de expansão acelerado da Germed nos últimos anos. Lançada como segunda linha da EMS Pharma em 2002, a Germed detém hoje quase 6% do mercado de genéricos. Em 2009, ocupou a quinta posição no ranking de genéricos, com faturamento de R$ 181,8 milhões (valor “cheio“). À frente, estavam os laboratórios Medley, EMS Pharma, Eurofarma e Aché.
No acumulado deste ano até março, a empresa já se posicionou no terceiro lugar, com uma pequena vantagem em relação à concorrente Eurofarma e atrás apenas de Medley e EMS Pharma. No primeiro trimestre, o faturamento “cheio“ da Germed foi de R$ 107,7 milhões, contra R$ 107,3 milhões da Eurofarma.
Fonte: Febrafar