Gilead Sciences: médicos e seguradoras dos EUA receptivos ao Sovaldi

 O director de operações da Gilead Sciences John Milligan disse que os médicos e as seguradoras nos EUA, até agora, reagiram positivamente ao lançamento da sua terapia oral para a hepatite C Sovaldi® (sofosbuvir). “Temos assistido a um grande entusiasmo por parte dos médicos“, comentou Milligan, acrescentando que a capacidade do fármaco para curar pacientes, reduzindo o custo de vida útil do atendimento , faz dele uma proposta atraente para os contribuintes, avança o site FirstWord Pharma.


O Sovaldi® foi aprovado pela FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) a 6 de Dezembro do ano passado, com as vendas do produto a atingirem os 139,4 milhões de dólares até ao final de 2013. O fármaco tem um preço de 84 mil dólares para um curso de 12 semanas de tratamento, com os analistas a estimarem uma receita de entre 4 mil milhões e 6 mil milhões de dólares este ano, subindo para mais de 10 mil milhões em 2017. A Gilead não revelou as previsões para 2014. O executivo referiu que “estamos em fase inicial de lançamento, apenas dois meses, por isso é perigoso extrapolar“.

Nos ensaios, o medicamento demonstrou ser capaz de reduzir a carga viral dos doentes para níveis indetectáveis , o que, segundo Milligan, o torna uma opção valiosa para as seguradoras. “Quando falamos com elas sobre os benefícios a longo prazo, reconhecem que não vão ter de se preocupar tanto com transplantes de fígado e outros cuidados que vão ter que dar“, comentou Milligan, lembrando que o custo de um transplante de fígado nos EUA é de cerca de 300 mil dólares, não incluindo o preço dos medicamentos e cuidados adicionais.

No início desta semana, a Gilead entrou com um pedido de aprovação junto da FDA para uma combinação de dose fixa única diária de Sovaldi® com o inibidor de NS5A ledipasvir para o tratamento de infecção crónica da hepatite C do genótipo 1 em adultos. O Sovaldi® também foi aprovado na Europa no mês passado e foi autorizado no Canadá.

Fonte: RCM Pharma