Médico brasileiro é premiado por tratamento de dores crônicas

 O título conferido ao Dr. André Mansano foi entregue durante um dos principais eventos mundiais de medicina da dor

O CIPS – Certified Interventional Pain Sonologist, é um certificado conferido pelo Instituto Mundial da Dor – WIP (World Institute of Pain) – para médicos que fazem procedimentos guiados por ultrassonografia. O Dr. André Mansano, médico intervencionista da dor, precisou superar 3 etapas para conquistar essa premiação que até hoje só foi alcançada por 95 médicos em todo o mundo. “Na primeira etapa foi uma prova escrita com 100 questões, depois uma prova oral e por fim a etapa mais difícil em que foi preciso fazer o procedimento em 4 cádaveres”, explica o médico que está em Budapeste onde participou da solenidade de premiação que ocorreu durante o 23º. Annual Gabor Racz Advanced Interventional Budapest, um dos mais tradicionais eventos de medicina da dor no mundo.

Os Encontros anuais promovidos pelo WIP começaram a ser realizados em Budapeste com o fim da ocupação russa na Hungria e desde então apresentam os principais avanços no tratamento das dores crônicas. O evento desse ano que começou na segunda-feira, dia 27, e termina hoje destacou a evolução de novos conceitos em neuromodulação, medicina regenerativa e modalidades terapêuticas específicas que devolvem as pessoas ao convívio social e reduzem sua dependência de medicamentos. Este foi o segundo prêmio conquistado pelo Dr. André Mansano. Anteriormente, ele recebeu o certificado da FIPP (Fellowship of Interventional Pain Practice), título concedido aos profissionais que detenham as habilidades técnicas de um médico intervencionista em dor.

O uso da Ultrassonografia no tratamento da dor
O ultrassom está conquistando espaço mundialmente devido ao seu menor custo em relação a outros métodos diagnósticos, por não ter contraindicações e pela rapidez na execução do exame. A Ultrassonografia é uma importante ferramenta para o diagnóstico de diferentes tipos de dor e também para guiar procedimentos minimamente invasivos. Neste caso, o médico usa as imagens de ultrassom para definir com maior precisão o local onde realizará a intervenção, por exemplo, identificando o ponto onde será inserida a agulha. Exemplos de procedimentos que podem ser guiados por Ultrassom são os bloqueios de nervos periféricos, as infiltrações de articulações, a radiofrequência de nervos periféricos, a hidrodisseccção e a radiofrequência resfriada de joelho, dentre muitos outros. “Uma vantagem do uso do ultrassom é a sua capacidade de proporcionar um diagnóstico mais preciso e rápido. Além disso, como não emite radiação, é seguro para ser aplicado em crianças e grávidas. Outra vantagem do equipamento é sua mobilidade, o que permite que seja transportado, quando necessário”, conclui o Dr. André Mansano.

Sobre o Dr. André Mansano
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina é médico Intervencionista da Dor na SINGULAR – Centro de Controle de Dor, em Campinas/SP e do Hospital Israelita Albert Einstein/São Paulo/SP. É especialista na Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro do Comitê de Educação do “World Institute of Pain” e da Sociedade Brasileira dos Médicos Intervencionistas em Dor.

Fonte: Casa de Notícias