Consumir pouco sal pode fazer tanto mal quanto consumi-lo em excesso

 Desde pequenos ouvimos nossas mães nos dizer que comer muito sal faz mal. Todos sabemos que o consumo excessivo de sódio pode gerar problemas de pressão e causar doenças cardiovasculares. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o recomendado é que cada indivíduo não deve consumir mais de 6 gramas de sal ao dia. Ingerir mais que isso aumenta a pressão sanguínea e o risco de ataque do coração e AVC.

Mas saiba que consumir pouco sal também pode ser perigoso. Um estudo publicado no periódico The Lancet afirma que menos de 5 gramas de sal por dia também coloca as pessoas em risco de ter um ataque do coração. Os pesquisadores analisaram as dietas de 95,767 participantes de 18 países para chegar aos resultados.

“Nosso estudo confirma que uma ingestão moderada de sódio pode ter um papel benéfico na saúde cardiovascular. Mas o consumo muito alto ou muito baixo pode ser potencialmente prejudicial. Nosso corpo precisa de nutrientes essenciais, como o sódio, mas a questão é a quantidade”, afirma o professor Andrew Mente.

O estudo descobriu que dietas regadas a muito sal estavam associadas a pressão arterial mais alta e alto número de acidentes vasculares cerebrais. Os números se mostraram mais altos na China, onde o consumo de molho de soja extremamente excessivo. Cerca de 80% da comunidade chinesa ultrapassa o limite de consumo diário enquanto 84% do restante da população mundial fica dentro do limite considerado moderado.

Outro dado interessante é que o número de problemas de saúde são menores em regiões onde as pessoas consomem muito potássio, encontrado em frutas e vegetais. Mas se isso combate ação do sódio no organismo ou apenas contribui para uma dieta saudável ainda não está claro.

Fonte: Vida e Estilo