FEBRAFAR inicia Expansão de Lojas nas Redes Associadas

 Febrafar

Desde 2000, a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar) vem contribuindo para aperfeiçoar e difundir seu modelo de gestão empresarial [o Associativismo] e, com isso, proporcionar maior competitividade às redes de farmácias independentes instaladas em diversas regiões do País.

Do agrupamento inicial de 16 associações, hoje a Febrafar congrega 33 redes que representam mais de 4.800 lojas em 19 Estados mais o Distrito Federal (AL, PB, PI, PE, RN, MA, SE, CE, BA, SP, PR, ES, RJ, MG, MT, MS, RS, GO e SC) - pulverizadas em cerca de 1.500 municípios brasileiros. “Ainda que nossa capilaridade já seja expressiva, estimamos dobrar o número atual de lojas até 2013”, confirma o presidente da entidade, Edison Tamascia.
“Com a expansão, proporcionaremos às nossas redes maior representatividade; e aos nossos fornecedores parceiros, melhores condições de negociação”, enfatiza ele, assegurando que “todas as farmácias e drogarias com potencial para agregar valor ao nosso grupo serão bem-vindas ao Associativismo”.

Por sua vez, o Diretor-executivo José Abud Neto anuncia que a federação deu início ao processo de expansão de lojas junto às redes associadas em Junho, por ocasião da 9ª Econofarma, realizada no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, em São Paulo. E justifica a necessidade deste projeto com vistas às necessidades do varejo e às tendências do mercado.

Segundo projeções do CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada), ligado à Unicamp, o número de farmácias até 2015 deverá aumentar 21%. “O associativismo precisa acompanhar o crescimento do varejo para ter, cada vez mais, escala e competitividade”, ressalta Neto.

O executivo acredita que o varejo independente precisa conhecer os ganhos da união, desde a troca de experiências (empreendedorismo), acesso a treinamentos (qualificação) até maior poder de negociação (ofertas de produtos, compras conjuntas, facilidades em cartões de pagamento, etc).

Os pequenos e médios empresários convivem com altas taxas de contribuição sanitária, mudanças na legislação tributária e dificuldades para divulgar o negócio, fazer treinamentos e desenvolver métodos gerenciais eficazes. “Além de promover a expansão para gerar escala e competitividade às farmácias associadas, a Febrafar sempre procura criar oportunidades para que os empresários conheçam a força do trabalho coletivo e possam gerar diferenciais nesse mercado tão dinâmico”, defende.

Vale salientar que a Febrafar está auxiliando as redes em todo o processo de expansão de lojas, mas cada associação possui estratégias próprias para atrair as farmácias de sua região que possuem estrutura para acompanhar a evolução do grupo. Neto reforça que “o foco é captar um substancial número de lojas com perfil associativista. Desta forma, preservaremos a qualidade das farmácias já estabelecidas no nosso modelo de negócio [o associativismo], assim como a prestação de serviços das nossas redes”.

Para obter informações complementares sobre o processo de EXPANSÃO - REDES FEBRAFAR, entre em contato com a Febrafar, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através do telefone (11) 3285-3494 (com André).